A tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde usada pelo Ministério da Saúde para remunerar as fundações hospitalares e clínicas conveniadas à rede pública de saúde não é reajustada há mais de 20 anos. E esta é a principal razão para que os repasses do SUS para a rede pública de saúde estejam defasados. Levantamento feito pela Federação das Santas Casas mostra que a diária paga pelo SUS tem um valor médio de R$ 4,00 por paciente, valor insuficiente para cobrir os custos. Já no caso de exames simples, como uma radiografia, o repasse do SUS é de R$ 7,00 ao operador, quantia insuficiente para cobrir sequer os insumos desse exame de imagem.
Em entrevista ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a administradora do Hospital Santa Terezinha, Renata Vidigal, pontua que “as entidades filantrópicas têm que se virar como podem para viabilizar os atendimentos, já que a falta de reajuste da tabela SUS impede a expansão e a melhoria dos serviços. Poderíamos atender mais e melhor caso tivéssemos uma tabela que cobrisse os custos reais, utilizando medicamentos e equipamentos de última geração”.
Para tentar minimizar os problemas financeiros, a direção do Hospital Santa Terezinha criou o programa de doações “DOAMOR”, que tem o objetivo de arrecadar dinheiro, equipamentos, uniformes e outras necessidades da fundação. O Hospital criou um site onde os interessados podem preencher um formulário informando o que querem doar e como quer fazer a doação, seja pix, dinheiro, depósito, carnê, ou entrega de algum material. Posteriormente, a equipe do Hospital entrará em contato para o recolhimento da doação. Para participar basta acessar o fhst.com.br/doamor/.
De acordo com Renata, existem algumas dívidas antigas, de outras administrações e que veem sendo negociadas e pagas gradativamente. “Por isso destacamos a importância das doações, que podem se transformar em mais equipamentos, melhoria da infraestrutura para consultas, exames e cirurgias, um corpo clínico mais qualificado e uma equipe da linha de frente mais capacitada”, ressalta.
“Milhares de pessoas precisam de nós. E a gente precisa de você. Doar é um ato de boa vontade que transforma, beneficia, impacta e faz a diferença na vida daqueles que são a razão da nossa existência: o paciente e a família dele. Mais que um compromisso, essa é uma causa única: nossa e de vocês, pela melhoria da saúde da população de Mateus Leme e região”, pontua.
A administradora da instituição destaca o empenho de todos os colaboradores que estão fazendo a divulgação do projeto e de alguns padrinhos que estão contribuindo com solidariedade e credibilidade para o sucesso do DOAMOR. Alguns nomes que abraçaram a causa foram o Padre Daniel, vereadora Irene, Pastor Adenilson, Dr. Murilo e Dr. Sílvio, Márcio Rosa, Luís e nossa provedora que está à frente do projeto”.
Outra forma de ajudar o Hospital é doando qualquer quantia à entidade, pelo PIX 22420830000100 (CNPJ). Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo e-mail: doamor@fhst.com.br ou pelos telefones: (31) 3523-2700 ou (31) 3523-2721.