Um vídeo divulgado esta semana nas redes sociais denuncia crimes de estelionato contra idosos de Juatuba e expõe a vulnerabilidade dos mesmo diante de golpes.
A gravação explica que o senhor Jaime, morador do Bairro Serra Azul, foi uma das vítimas e, em seu depoimento, ele relata que um casal se apresentou em sua residência, alegando serem funcionários da Prefeitura e que estavam realizando visitas domiciliares para medição de pressão. Aproveitando-se da confiança, enquanto um dos golpistas simulava a medição, o outro vasculhava a casa em busca de documentos e cartões.
“Mantiveram-me quieto, virado para a parede, enquanto agiam”, lamenta Jaime. Segundo Mestre Israel, que gravou a denúncia, após o ocorrido, foi registrado um boletim de ocorrência e o cancelamento dos cartões de Jaime que foi orientado a procurar o Centro de Referência de Assistência Social.
“Esses casos têm sido frequentes na região”, alerta Mestre Israel. Os criminosos se passam por profissionais de saúde, adentrando as residências sob pretexto de realizarem procedimentos médicos e, enquanto um dos golpistas distrai a vítima, o outro obtém acesso aos documentos pessoais, especialmente cartões bancários, para filmar, clonar e fazer compras.
“Há diversos boletins de ocorrência relacionados a essa modalidade criminosa, que tem se intensificado nos bairros mais afastados, onde residem pessoas mais vulneráveis”, afirma. Ele salienta que bairros como “Veredas, Castelo, Dona Francisca e Residencial Serra Azul têm sido alvos frequentes dessa quadrilha”, exigindo uma atenção especial das autoridades locais.
Segundo informações não confirmadas, somente esta semana quatro vítimas desse golpe buscaram auxílio na unidade do Cras.