A vacinação contra a Covid-19 chegou esta semana ao Lar São Mateus, em Mateus Leme. A instituição, que há quase 40 anos abriga idosos da região, recebeu a imunização para os 32 moradores e para os profissionais que atuam no dia a dia da instituição. Em todo o estado já foram mais de 700 mil doses distribuídas e mais de 200 mil pessoas vacinadas, dando prioridade a quem atua na área da saúde e idosos.
De acordo com informações do vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde, Mateus Leme já recebeu 1.021 doses das vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford. Desse total, foram notificadas 293 aplicações. Já em Juatuba foram disponibilizadas 350 unidades do imunizante, das quais 72 foram aplicadas. Tentamos contato com as secretarias municipais de saúde a fim de saber quando os municípios receberão novas doses e atualizar os dados de aplicação de doses, porém, não tivemos retorno até o fechamento desta edição.
Até a última quinta-feira, 4, de acordo com o boletim epidemiológico do estado, Juatuba já havia registrado 1.197 casos confirmados da Covid-19, dos quais 27 vieram a óbito. Já em Mateus Leme, receberam diagnóstico positivo para o vírus 970 pessoas. A cidade contabilizou até a data, 26 mortes em decorrência da doença.
Lar recebe auxílio emergencial
O Lar São Mateus foi uma das instituições de longa permanência (ILPI) contempladas com verba de auxílio emergencial do governo federal. Os recursos no valor de R$ 74.297,20 foram recebidos graças a Lei federal 14018/20 de autoria da deputada federal, Greyce Elias (Avante). A equipe do Lar, informada e orientada pela Sociedade São Vicente de Paulo e apoiadores, empenhou-se para enviar a documentação e recebeu o auxílio no fim do ano passado. O dinheiro vai auxiliar na compra de materiais de uso exclusivo dos idosos como fraldas, biombos, cremes, luvas, materiais para curativos, entre outros.