Criada em 2006 em comemoração aos 10 anos de aprovação da Lei Maria da Penha, a Campanha Agosto Lilás destaca as ações de combate à violência doméstica e familiar. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2020, logo após o início da pandemia, a cada minuto, alguém ligava para um centro de denúncias para relatar um caso de violência doméstica contra mulheres.
As estatísticas assustadoras do Brasil são reproduzidas na maioria dos municípios. No primeiro semestre do ano passado, Juatuba e Mateus Leme registraram 270 casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais.
Este ano, no mesmo período, as duas cidades somaram 270 ocorrências. Enquanto Juatuba foi marcada por queda nos números, passando de 155 casos em 2020, para 117 este ano, Mateus Leme registrou aumento de 40 agressões, sendo 115 ocorrências em 2020, e 155 este ano.
Aumento
Com a pandemia, a situação de vulnerabilidade das mulheres agredidas foi agravada. Uma pesquisa do Instituto Datafolha aponta que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirmou ter sofrido algum tipo de violência durante o isolamento social determinado pela COVID-19.