Como será a recuperação da economia após a pandemia e como o mercado está se comportando com profissionais que decidiram empreender em tempos de crise? Esta semana, o Ministério da Economia divulgou o Mapa das Empresas, um diagnóstico com o total de empreendimentos nos municípios brasileiros.
A ferramenta do Governo Federal aponta que Juatuba tem hoje 2.566 negócios, sendo 2.482 deles matrizes e 84 filiais. Nos dez meses do ano, a cidade recebeu 324 novas empresas e registrou uma média de 45 empreendimentos abertos por mês. O período com o melhor desempenho foi agosto, que registrou 57 novas iniciativas inauguradas e 12 negócios fechados. Assim como o oitavo mês do ano, o desempenho do terceiro trimestre também foi recorde. De julho a setembro, Juatuba teve um saldo de 124 novas empresas, um aumento de 65% no saldo em comparação com o segundo trimestre. Já os primeiros meses do ano apontam um saldo de 109 novos negócios.
Em Mateus Leme, atualmente existem 3.108 empresas ativas: 95% delas são matrizes, o que contabiliza 2.874 negócios sediados na cidade e 144 filiais. O saldo dos dez meses do ano é de 337 novas empresas. A média de empreendimentos abertos por mês é de 48, enquanto a média dos fechados é de 15. Os números do terceiro trimestre foram semelhantes a Juatuba. De julho a setembro, Mateus Leme registrou um saldo positivo 130 empresas. Os três primeiros meses deste ano tiveram um saldo de mais 86 negócios abertos.