Juatuba perdeu quase meio milhão de recursos da União por falta de Plano de Saneamento

0
25

O vereador Léo da Padaria denunciou, em um vídeo compartilhado esta semana, que Juatuba perdeu, somente em 2024, mais de meio milhão de reais por não possuir um Plano de Saneamento Básico. Segundo ele, esse dinheiro poderia estar sendo investido na melhoria do abastecimento de água, na coleta de lixo seletiva e na prevenção de alagamentos. Para resolver o problema, Léo da Padaria solicitou à Prefeitura a elaboração do documento.

“Não podemos mais perder direitos, enquanto a cidade sofre com lixo nas ruas, falta de água e fossas vazando em período chuvoso”, afirmou o vereador no vídeo.

Esse valor corresponde ao repasse de até 4% da receita líquida dos serviços tarifados de água e esgoto da COPASA no município. Para receber, no entanto, é necessário que o município elabore o projeto. Como o documento não foi feito, o município deixou de ganhar a fatia a que tinha direito: quase meio milhão no ano passado.

A reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com a Prefeitura e o assessor de comunicação do município, Thales Fernando, confirmou que a falta do Plano de Saneamento tem causado problemas, tanto na saúde pública, quanto na infraestrutura da cidade. “A gestão anterior não elaborou o plano e ele é essencial para que o município receba recursos da União destinados ao saneamento básico”, explicou.

A prefeitura garante que, em 2025, será diferente. “O Plano de Saneamento Básico Municipal está sendo tratado como prioridade pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, e já estão sendo realizadas reuniões de alinhamento para viabilizar a elaboração do documento”, destacou.

Em contato com a reportagem, o vereador Léo da Padaria informou que solicitou à prefeitura que utilize recursos do acordo da Vale que são específicos do programa Saneamento do Paraopeba. “Este programa é custeado com recursos provenientes do acordo com a mineradora, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho”.

Segundo o parlamentar, no programa de Saneamento do Paraopeba, existem as ações específicas para utilização do dinheiro, e o Plano de Saneamento Básico do município é uma ação contemplada. “Ou seja, o município não tem mais justificativa para não fazer o plano: tem dinheiro para fazer”.

O parlamentar destacou ainda que “há cinco anos Juatuba não recebe nem um centavo desse repasse. Em 2024 esse valor era de aproximadamente R$580 a R$590 mil. Portanto, o município está perdendo muito dinheiro desde 2019 com a ausência deste plano”, finalizou.