Juatuba registra aumento de 100% e Mateus Leme 28% nos casos de violência contra idosos

0
500

O Junho Violeta é o mês dedicado à conscientização do combate à violência contra os idosos e a cor alerta para a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos daqueles que se encontram na faixa etária dos que tem mais de 60 anos.

No mesmo mês em que é realizada a conscientização e o combate a violência contra os idosos, o Jornal de Juatuba e Mateus Leme teve acesso à dados alarmantes dos municípios. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, de janeiro a abril, Mateus Leme registrou 63 ocorrências de violência contra pessoas com 60 anos ou mais. Os dados confirmam um aumento de 28% nos casos, já que no mesmo período do ano passado foram 49 registros. Em 2021 foram 162 registros de violência em Mateus Leme.

Em Juatuba, em 2021 houve um total de 146 ocorrências e, de janeiro a abril deste ano já foram contabilizados 72 registros, o que representa um aumento de 100%, já que no mesmo período ano passado foram registrados 36 casos de violência contra idosos.

Eles precisam de ajuda

Em Mateus Leme existe apenas uma instituição responsável pelo acolhimento de idosos, o conhecido São Mateus, que também atende Juatuba. A diretora voluntária, Vânia Faria, confirma que a instituição acolhe idosos que foram vítimas de violência e maus tratos, “no entanto, a quantidade e detalhes sobre as ocorrências não podem ser informados, de forma a preservar o idosos”.

Apesar de durante a pandemia o número de voluntários e a quantidade de doações ter caído de forma significativa, Vânia destaca que o Lar São Mateus tem conseguido manter o funcionamento. “Porém, temos muitas necessidades e as mais urgentes são de fraldas geriátricas, carnes, frutas e legumes da estação que têm maior durabilidade”. As doações podem ser entregues diretamente no lar, na Rua Coronel Tomaz de Andrade, 335, no Centro de Mateus Leme. A contribuição pode ser feita também em dinheiro por meio de depósito em conta. Os dados são: Banco do Brasil – agência 2288-8; conta corrente 16.510-7; CNPJ 00.132.080/0001-39.

Além dos materiais de necessidade básica para os idosos, o Lar São Mateus também está em campanha para arrecadar materiais de construção, para a reforma da estrutura que ficou abalada após as últimas chuvas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3535-1033.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × dois =