Juatuba sedia I Cavalgada da Comitiva de Juá

0
102

Neste domingo (30), Juatuba será palco da I Cavalgada da Comitiva de Juá, um evento que promete reunir amantes da cavalgada de toda a região. A concentração dos participantes acontecerá no pátio da faculdade J. Andrade, com a comitiva partindo às 10h. O trajeto passará pelas ruas do centro da cidade e parte do bairro Icaraí, com retorno pelo bairro Canaã até o destino final, no Sítio do Toninho, localizado na Rua México, 160, no bairro Cidade Satélite.  A previsão é que a chegada ocorra entre 13h e 14h, seguida por shows de Reginaldo Leyte e Fabrício e Ivania Dutra. 

O evento está sendo realizado pela comitiva de Juá com apoio do Sítio do Toninho e do Restaurante Roda D’água. 

Segundo a presidente da comitiva, a cabeleireira Katiane Gomes, o objetivo da I Cavalgada da Comitiva de Juá “é fortalecer a tradição local e estimular a cultura da cavalgada”, uma prática com fortes raízes na região. 

Tradição cultural 

Katiane Gomes explica que a iniciativa de formalizar a entidade, formada há dois anos e que hoje conta com cerca de 70 participante, surgiu para transformar as cavalgadas,  uma tradição na região rural de Juatuba e Mateus Leme, em eventos mais seguros e organizados para as famílias. “Sempre fazíamos eventos e passeios entre os integrantes, porém, com o tempo, foi crescendo e resolvemos formalizar”, conta Katiane.

Ela ressalta a importância de organizar um evento familiar e seguro, que sirva de exemplo para outras comitivas. “Sempre tem, mas não tão organizada, com segurança. Resolvi promover uma que tem tudo: é familiar, sem bagunça, tudo certinho pra ver se as outras comitivas também se registram para fazer tudo certinho. Tem muitas crianças no meio e todos podem participar”, afirma.

Os passeios da comitiva geralmente acontecem aos finais de semana, percorrendo trechos da região com destino a bares ou restaurantes locais, onde os participantes confraternizam. Entre os destinos frequentes estão o Bar do Lobão, o Sítio do Toninho, o Assentamento dos Sem Terra e o Bar da Lili, além do barzinho do Veredas nas quartas-feiras. A comitiva também participa de cavalgadas em outras cidades, como Mateus Leme. “É uma região em que essa cultura é muito forte e todo final de semana tem eventos”, diz Katiane.

Qualquer pessoa pode participar

A participação na cavalgada é aberta a qualquer pessoa e não há necessidade de inscrição prévia. Os cavaleiros equipados participam de sorteios e terão alimentação e água gratuitas. Também haverá a venda de almoço e bebidas no local para os demais. 

Segundo a organizadora, a expectativa é atrair pelo menos 200 pessoas e, quem quiser apenas assistir pode acompanhar a comitiva pelas ruas onde serão realizados os trajetos ou participar da confraternização na chegada, no Sítio do Toninho.