Juatubense disputa a Copa do Brasil de Taekwondo em Brasília neste sábado

0
368

O Taekwondo de Juatuba está em destaque e, mais uma vez, leva o nome da cidade para importantes competições. Atletas do Instituto Ícaro Miguel, fundado em 2021 para ajudar jovens esportistas do município, despontaram nos últimos dias e garantiram importantes resultados em várias categorias.

O pequeno Pedro Víctor de Morais Pereira, de 12 anos, quer trazer a medalha de ouro para Juatuba, ao disputar a Copa do Brasil Taekwondo, em Brasília neste sábado. A competição será exibida pelo Youtube e o link pode ser conseguido através do Instagram oficial da cbtkd. Ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Pedro revelou que está bastante animado com a disputa e que vem se preparando para a competição desde o início do ano.

“Faço Taekwondo há um ano e meio, e a categoria de luta que eu mais gosto é kyorug individual. Venho me preparando para a Copa desde o início do ano e as pessoas que eu tenho a agradecer por essa conquista são meus pais que sempre me apoiam e o Instituto Ícaro Miguel, que é o lugar onde eu treino. Pretendo trazer esse ouro para a nossa cidade e me aperfeiçoar na categoria Kyorugi”, conta.

Pedro destaca ainda que está estudando, cursando o sétimo ano, e que quando começou o esporte, melhorou muito seu desempenho escolar. O garoto que é morador do Distrito de Francelinos, filho de Jéssica Gomes de Morais e Angelino Ribeiro da Silva disse faltar incentivo do poder público para disputar as competições fora do estado. “Eu vim para Brasília com recursos próprios, através dos meus pais. Acredito que precisamos ser mais valorizados, principalmente por levar o nome da cidade para fora do Estado”, diz.

Aisha brilhou e trouxe a prata para Juatuba no Open Sudeste

A atleta Aisha Felícia Fontes Melo Frias, faixa preta em Taekwondo, participou recentemente do Open Sudeste 2023, sagrando-se vice-campeã do campeonato. Ela também conquistou duas grandes vitórias no ano passado, sendo campeã da Copa América e Campeã Brasileira de 2022.

Aisha é de origem muçulmana, filha de Bianca Fontes Melo e Guilherme Fernandes Frias Neto e mora e Juatuba há oito anos. A família mora no bairro Samambaia.

Referência dos pequenos, Ícaro Miguel se destaca em grandes competições na Europa

Apesar de jovem, Ícaro Miguel, 27 anos, é um espelho de jovens como Pedro e Aisha, que se inspiram no trabalho do atleta para conquistar. Ícaro chegou da Europa em novembro com a medalha de prata do Open da Suécia.

O atleta fez uma turnê esportiva de quase um mês na Europa. “Lutei o Open na Suécia no dia 12 de novembro e fiquei com a prata. Depois fui para a Espanha treinar junto a grandes atletas, medalhistas olímpicos e mundiais. Saí da Espanha dia 30 e fui competir novamente na Inglaterra. Fiz a final na Espanha contra um espanhol e acabei perdendo por 2 rounds a 1”.

Na Inglaterra, Ícaro competiu o Grand Prix Final, evento que reúne os 16 primeiros atletas do ranking olímpico de taekwondo. “Esse evento fecha o ciclo para a classificação olímpica direta pelo ranking. Eu não me classifiquei, fiquei em quinto e precisava de um bronze para fechar o ano entre os cinco primeiros do ranking, mas fiquei em sétimo. Mas a emoção de competir com grandes nomes e de compartilhar variadas experiências esportivas é uma grande conquista para mim”.