A prefeitura de Juatuba divulgou protocolo de atendimento explicando as consultas do dia e o atendimento agendado. Na consulta do dia, de acordo com o documento, são atendidos pacientes de urgência, psicologia, nutricionista e fisioterapeuta; dor de dente ou de ouvido; sintomas de infecção sexualmente transmissível; infecção urinária; sintomas gripais ou de covid-19; diabetes e hipertensão; alterações gestacionais; vômito, cefaleia, febre e dores no peito.
Já no atendimento agendado, o protocolo diz que serão atendidos apenas as pessoas com consultas de rotina, como avaliação da saúde bucal, acompanhamento pré-natal e puerpério, consulta de pessoas com doenças crônicas, acompanhamento do idoso, consultas de check-up, preventivo e mamografia, saúde do homem e dores crônicas.
Usuários reclamam
No entanto diversos usuários das unidades de saúde, ao visualizarem a publicação do protocolo de atendimento nas redes sociais, ficaram revoltados, pois não estão sendo atendidos conforme expresso nas normas da prefeitura.
Poliane Lopes diz que os atendimentos não funcionam. Ela diz que procurou uma unidade de saúde, mas não foi atendida e teve que voltar para casa com a pressão alta. O mais grave é que a paciente estava gestante com pré-disposição para eclâmpsia. “Cheguei no posto para aferir a pressão, estava com muita dor de cabeça, mandaram eu voltar outro dia, pois a prioridade são os gripados. Cheguei em casa, liguei para um médico particular e ele aferiu minha pressão que estava em 16×8”.
A moradora conta também que poucos dias depois de o bebê nascer, quis agendar uma consulta, mas os profissionais da unidade falaram que só poderiam marcar quando o bebê completasse um mês, ou estivesse passando mal. “A Bebê passou mal, fui ao posto pedindo para olharem o ouvido dela e mandaram eu voltar outro dia. Como era sexta-feira, fui no mesmo dia em um médico particular e a bebê estava com infecção nos dois ouvidos. Os postos raramente resolvem meu problema, sem contar que muitas vezes parece que estou pedindo um favor enorme em agendar atendimento”, revela a mãe.
Wilk Fernando sugeriu até gravar um vídeo com o depoimento dos moradores de diversas regiões, dando conta da falta de atendimento nas unidades de saúde. “Isso no papel escrito é uma maravilha! Agora vem para o posto de Francelinos e tenta colocar em prática a maioria dessas coisas”, diz indignado.
Já Celma Alves, faz coro à fala do amigo. “Verdade, já aconteceu comigo e várias outras pessoas. Não joguem a culpa nas funcionárias, por favor, isso é culpa da própria administração da cidade”, completa.
Vale lembrar que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm inúmeros direitos garantidos pela legislação em vigor e entendimentos da Justiça, além de resoluções de órgãos fiscalizadores. Se houver negativa de atendimento, é importante unir provas, como filmagens e gravações, além de receitas do atendimento particular. Se o paciente procurou a Secretaria de Saúde e obteve uma negativa do procedimento, sem nenhuma outra alternativa, ele pode buscar a Defensoria Pública e a Justiça.
A reclamação pode ser feita também junto ao conselho municipal de saúde. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme questionou a prefeitura sobre a negativa nos atendimentos, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.