Em plena semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher o discurso da vereadora Irene de Oliveira, durante a reunião da Câmara chocou a maioria dos mateus-lemenses. A parlamentar relembrou a instituição da comenda Irmã Abgail, aprovada através de Projeto de Resolução em 1997 para homenagear mulheres do município que contribuem com o bem-estar social, dedicando parte de seu tempo à projetos sociais. Apesar da honraria existir há 25 anos, nenhum parlamentar lembrou de regulamentar a premiação. Irene solicitou que a regulamentação seja feita o mais breve possível, para que as personalidades da cidade possam ser acolhidas e agraciadas pelos bons serviços voluntários prestados. A vereadora foi aplaudida pelos pares, e o presidente da Câmara, Wellington Batata, se comprometeu a definir os critérios para conceder a comenda.
Quem foi Irmã Abgail
Abgail foi uma freira que viveu em Mateus Leme há mais de 30 anos. A religiosa fez parte da Congregação de Irmãs que fundou o Educandário São José, situado na rua Tomaz de Andrade, que antes era um “Jardim de infância” e, posteriormente, passou a funcionar como creche para crianças carentes.
Na mesma década, a freira também criou um centro esportivo e construiu a primeira quadra poliesportiva de Mateus Leme. A religiosa era muito querida na comunidade, por ter sido a incentivadora do esporte, levando crianças para times grandes de futebol da Capital. Irmã Abgail também foi fundadora do “Grupo de Escoteiros Moacir Jardim”, que continua em atividade e tem sede própria, graças às ações dela. “Devo deixar registrado aqui, que aquela mulher tinha um espírito voluntarioso, sempre buscando soluções e encaminhando as crianças carentes para uma vida melhor, através da educação e do esporte. Uma mulher excepcional. Queremos homenagear mais mulheres assim, que fazem realmente a diferença na vida cotidiana da cidade”, finalizou Irene de Oliveira.