Léo da Padaria, de 39 anos, foi o vereador mais votado nas eleições municipais deste ano em Juatuba, conquistando 699 votos, o que representa 4% do eleitorado. Comerciante no bairro Cidade Satélite há 12 anos, Léo já é uma figura conhecida tanto no comércio, quanto na política da cidade. Agora, ele se prepara para o terceiro mandato à frente do Legislativo, com a responsabilidade de representar a população em questões fundamentais que envolvem saúde, pavimentação, lazer, entre outras áreas.
Casado e pai de dois filhos, Léo é morador do bairro Veredas, nascido e criado em Juatuba e, por isso, afirma que entende e conhece de perto as necessidades da cidade. Sua experiência como comerciante e sua rotina nas ruas da cidade, dialogando com os moradores, têm sido a marca registrada de seu mandato. “Onde estou morando, no Veredas, requer bastante atenção, e o bairro Cidade Satélite tem ainda muitas ruas de terra. Conheço de perto as necessidades, pois estou o dia todo na rua”, ressalta.
Léo destaca que, apesar dos desafios enfrentados durante a campanha, como a concorrência acirrada, ele se sente grato e honrado pelo resultado. “Agradeço muito a Deus! A Ele toda honra e toda glória. Agradeço também à minha família, que foi minha base durante toda a campanha”, declara.
Ele também expressou sua gratidão aos que o apoiaram e abriram suas casas para recebê-lo. “Foi uma eleição difícil. Agradeço aos meus apoiadores, à Juatuba inteira que me recebeu em casa, abriu as portas, me parava na rua e conversava e, às 699 pessoas que confiaram, mais uma vez, em meu trabalho. Essa conexão com a população foi fundamental”, declara.
Pavimentação e saúde como prioridades
Para o próximo mandato, Léo da Padaria tem prioridades claras para o que considera os maiores gargalos da cidade. “A saúde é precária e a pavimentação é um dos maiores desafios. O lazer também é uma questão crítica. A população espera por um esporte eficaz em toda a cidade, não só no centro, mas também nos bairros distantes”, afirma o vereador.
Uma das demandas também muito importante, segundo ele, é a retomada dos eventos tradicionais de Juatuba, como a Festa do Padroeiro, que há seis anos não acontece. “Tem seis anos que nem sabemos o que é uma Festa do Padroeiro na nossa cidade. Isso é algo que precisamos recuperar”, lamenta.
Além disso, Léo reafirma seu compromisso com a educação. “Eu sempre defendo a educação infantil. Minha principal pauta é a creche. Em parceria com a comunidade, conseguimos construir uma creche no bairro Cidade Satélite, e quero continuar ampliando esses esforços”, diz ele.
Entre os projetos que Léo da Padaria já tem em mente para os próximos anos, está a aproximação com a comunidade por meio de um gabinete itinerante. Ele acredita que essa proximidade é fundamental para atender às demandas de cada bairro e atuar de forma mais eficaz. “Já ando de casa em casa, sou um vereador muito ativo na rua. Implantei um gabinete itinerante e quero continuar, com o apoio do prefeito, recolhendo as demandas bairro a bairro”, enfatiza.
Outra questão urgente, segundo Léo, é incluir no edital para a próxima concessão da BR-262, o alargamento do viaduto que liga Juatuba a Mateus Leme. “Ali, no final da tarde, temos um problema enorme. Estou em contato com deputados e buscando os meios necessários para que esse alargamento seja resolvido o mais rápido possível”, conta ele. O vereador destaca que já existe um processo de renovação da concessão, mas sua luta é para que o alargamento esteja incluído no edital de concessão. “Se não fizermos agora, podemos esperar mais 20 anos para que isso seja resolvido”, alerta.
Ele salienta que está de olho na construção de uma passarela no bairro Sambambaia e no retorno dos bairros Veredas e Dona Francisca, que não estão contemplados no edital. Além disso, Léo pretende colaborar com o governo para colocar em funcionamento as usinas de asfalto e de bloquetes, que já existem, mas estão paradas. “Essas usinas podem reduzir muito os custos para a pavimentação das ruas. O problema é que hoje temos as estruturas, mas elas não funcionam”, pontua.
A pavimentação é outra área crítica na visão de Léo e foi tema recorrente em sua atuação legislativa. Ele tem sido um ferrenho fiscalizador da qualidade do asfalto em Juatuba e já notificou a prefeitura diversas vezes sobre problemas em várias ruas da cidade. “Hoje, a falha principal é a falta de fiscalização da gestão atual. Eu sempre notifico que a rua está com problemas ou danificada. Minha parte eu faço, agora cabe à prefeitura ser mais ágil”, critica.
Otimismo com o novo prefeito
Para Léo, a relação entre a Câmara Municipal e o prefeito deve ser baseada no diálogo e na cooperação. Com a eleição de Ted Saliba, colega de câmara e, agora, novo chefe do Executivo a partir de 2025, Léo se diz otimista com a relação entre Câmara e Prefeitura. Ele acredita que o prefeito eleito entende bem a posição dos vereadores, já que também ocupou uma cadeira no Legislativo por muitos anos. “Tenho certeza de que a relação será a melhor possível. Ted conhece as dificuldades dos vereadores, já esteve do lado de cá e sabe como funciona”, afirma.
Além disso, Léo pretende promover a participação popular em seu mandato e destaca que a Câmara deve estar mais próxima da população, realizando mais audiências públicas e promovendo maior envolvimento dos cidadãos nas decisões políticas. “A população precisa estar mais envolvida. O Legislativo tem que ser itinerante, precisa estar mais presente nas comunidades”, finaliza.