Quatro candidatos foram oficializados para a corrida eleitoral para ocupar a cadeira do executivo em Juatuba. Ted Saliba (PSD), eleito quatro vezes vereador pela cidade e a ex-secretária de Obras e Infraestrutura da atual gestão, Maísa Aquino, já são conhecidos pela maioria dos juatubenses pela atuação política. Já os agentes penais Guilherme de Moraes (Mobiliza) e Israel Pinheiro, conhecido como Mestre Israel (DC), se tornaram famosos pelo uso das redes sociais para mobilizar questões sociais do município.
O jornal de Juatuba e Mateus Leme já fez um perfil dos candidatos e, desta vez, apresentamos a trajetória, família e a relevância para a comunidade dos candidatos a vice de cada chapa.
Maria Helena da Silva, vice de Ted Saliba
A vice de Ted Saliba é Maria Helena Passos da Silva (Cidadania), de 56 anos, ex-presidente da AMADEC (Associação de Moradores do Bairro Diamantina e Carioca) dedicada ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, no Distrito de Francelinos. Nascida em Ouro Verde de Minas, ela escolheu há, 24 anos, Juatuba para viver e, desde então, tem se dedicado de forma ativa na promoção ações para melhorar a vida da comunidade. Evangélica, Maria Helena é técnica de enfermagem, possui uma pequena mercearia no bairro e é casada com Edson Gomes da Silva. Além da AMADEC, a candidata também foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Esta é a primeira candidatura de Maria Helena, e o início de sua trajetória política se deu pelo seu envolvimento no trabalho comunitário e a percepção das necessidades da comunidade. “Sonho com uma cidade melhor e um futuro maravilhoso para nossas crianças, adolescentes e idosos”, diz a candidata.
Segundo Ted Saliba, a escolha de Maria Helena se deve à sua dedicação em transformar a realidade em que vive. “A escolha dela é devido ao trabalho de amor, carinho e excelência na associação em prol das crianças e adolescentes, e na comunidade onde ela mora “, diz o candidato a prefeito.
Bob Mendes, vice de Guilherme Moraes
O vice de Guilherme Moraes é o técnico em Mecânica Industrial, João Paulo Mendes (Mobiliza), mais conhecido como Bob Mendes, de 44 anos. Nascido e criado no Bairro Canaã, onde ainda mora, Bob Mendes já trabalhou na empresa metalúrgica Dayco do Brasil e atualmente atua como autônomo na construção civil. Ele é solteiro e filho de Antônio Mendes e Célia Mendes, já falecida.
Ele também já atuou como voluntário da Acadisa, Associação Comunitária dos bairros Carioca, Diamantina, Ilhéus e Serra Azul, organizando festas para crianças. Segundo ele, a motivação para se candidatar a vice-prefeito vem de “um desejo profundo de servir à população de Juatuba”. Ele já foi candidato a vereador em 2008, 2012, 2016 e 2020. “Recebi o convite do Guilherme para ser vice na sua chapa e me identifiquei profundamente com os projetos e propostas dele. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença real e significativa para todos os cidadãos, trabalhando em prol de um futuro melhor para nossa comunidade”, revela.
Guilherme Moraes conta que a escolha de Bob Mendes se deve à sua dedicação ao bem-estar comum. “O partido decidiu escolher Bob Mendes para ser o vice na chapa Renovação Esperança devido às suas inúmeras qualidades e contribuições que o tornam um excelente candidato. João Paulo é conhecido por sua integridade, transparência e compromisso com os valores democráticos.”, diz Guilherme Moraes.
Denise Navarro, vice de Maísa Aquino
A vice de Maísa Aquino é Denise Navarro, 60 anos, ex-secretária de Educação, que comandou a pasta de 2019 até junho de 2024. A chapa é apoiada pela atual gestão. Nascida em Cabo Verde, em Minas, Denise mora em Juatuba há 33 anos, no bairro Vila Maria Regina, Icaraí e é graduada em Educação Física, pós-graduada em Gestão de Negócios e também em Psicomotricidade. Além disso, é professora efetiva no município desde 1996 e já passou por quase todas as escolas da rede municipal, como a E.M. Elza de Oliveira Saraiva e a E.M. Juquita Firmino, dentre outras. Viúva há seis anos, ela tem um filho e duas netas.
Denise participou da criação da ONG Juatuba Transparente onde atua como conselheira, foi uma das criadoras do Projeto OLESMUJU e uma das idealizadoras do Projeto CAEE.
Ela conta que seu interesse pela política surgiu com o desejo de contribuir ainda mais com a cidade. “Já tenho experiência em gestão pública e consegui contribuir muito como secretária de Educação, mas sinto que posso trabalhar muito mais por toda as áreas de nossa Juatuba. Foi isso que me motivou a aceitar o convite da Maisa’, diz.
Para Maísa Aquino, a escolha de Denise Navarro como vice na chapa se deve à sua “experiência na gestão pública, capacitação técnica e conhecimento das necessidades da cidade. Ela é uma pessoa séria, honesta, transparente e muito humana, no sentido de colocar as pessoas em primeiro lugar. É a vice que toda candidatura sonha ter”, afirma Maísa Aquino.
Pastor Dilson Medeiros, vice de Mestre Israel
O vice de Mestre Israel (DC) é o pastor Dilson Medeiros, de 63 anos, que atua como pastor itinerante, sem igreja fixa. Nascido na Bahia, o líder religioso se mudou ainda criança com a família para Belo Horizonte, onde cresceu. Foi somente em 2008 que, em busca de qualidade de vida, se mudou para Juatuba, onde tem uma barbearia e mora no bairro Cidade Nova I.
Filho do lavrador Lívio Medeiros e da dona de casa Dionísa Guimarães, pastor Dilson é casado com a missionária Maria Suely e tem quatro filhos já adultos: Daniela, Kézia, Keila e Lucas. Segundo ele, seu interesse pela política surgiu quando ainda era funcionário da prefeitura, onde começou a trabalhar como vigia em 2010. Ele conta que foi observando, ao longo dos anos, os acontecimentos e a trajetória de cada candidato para prefeito, vice-prefeito e vereadores. “Esta observação foi despertando em mim a vontade de lutar por uma causa justa, para trazer uma construção digna, onde iremos, com a ajuda de Deus, construir uma nova Juatuba”, revela