Mateus Leme: candidatos apresentam plano de governo para a segurança pública

0
93

A crescente criminalidade em Mateus Leme, especialmente entre os jovens, tem sido uma das maiores preocupações da população. O município, com cerca de 37 mil habitantes, tem registrado um crescimento alarmante de crimes violentos, muitos deles relacionados ao envolvimento de jovens em facções criminosas. Tanto as vítimas, quanto os autores desses crimes, frequentemente são adolescentes e jovens adultos que entram no mundo do crime devido à falta de oportunidades e à vulnerabilidade social.

A cidade, que até pouco tempo era vista como um local tranquilo, tem enfrentado uma crescente onda de violência, com assassinatos que, em sua maioria, têm como pano de fundo disputas entre facções criminosas.

A ausência de câmeras de segurança em pontos estratégicos, como no bairro Londrina, onde esta semana ocorreu a execução de um jovem de 19 anos, tem dificultado as investigações da polícia, que enfrenta desafios em identificar os autores desses homicídios.

Os dois candidatos à prefeitura, Dr. Renilton e Dra. Vanessa, apresentam propostas detalhadas sobre como pretendem enfrentar a questão da segurança pública em Mateus Leme.

Propostas de Dr. Renilton


O candidato reconhece que a segurança pública é uma atribuição do Estado, mas acredita que o município pode ter um papel fundamental no apoio às polícias civil e militar. Seu plano de governo inclui várias propostas que visam reduzir a criminalidade e aumentar a segurança dos cidadãos.

Entre seus principais projetos está a criação de uma Guarda Municipal, que atuará de forma colaborativa com as forças estaduais de segurança. Além disso, ele sugere a implementação de um projeto de videomonitoramento dos principais pontos do município, uma medida que visa inibir a criminalidade e facilitar a ação das forças de segurança. Vale lembrar que, durante esse ano, pedidos de iluminação pública na área central têm sido constantes pelos vereadores.

Dr. Renilton também propõe buscar parcerias com o Estado e a União para ampliar a segurança nos pontos críticos da cidade. Uma de suas ideias é a criação de uma Rede Colaborativa de Segurança, um sistema de monitoramento e cooperação compartilhado entre a prefeitura, o governo estadual, o governo federal e os próprios moradores.
Outras propostas importantes são o Plano de Segurança Escolar, para garantir a segurança de alunos e funcionários no entorno das escolas e o fortalecimento de ações municipais de defesa civil. Seu plano de governo também inclui a criação de  um Centro de Apoio e Assistência às Vítimas de Violência, com um foco especial nas mulheres vítimas de violência doméstica.

Propostas de Dra. Vanessa

Existem muitas propostas comuns entre os candidatos. A criação da Guarda Municipal e o monitoramento constante dos locais de maior vulnerabilidade são algumas delas. Dra. Vanessa também pretende implementar a Guarda Municipal em Mateus Leme, uma proposta que, assim como Dr. Renilton, ela considera fundamental para aumentar a sensação de segurança na cidade.

Outro plano da candidata é a instalação de um sistema de câmeras de monitoramento nas principais vias de acesso, que enviará imagens em tempo real para uma central da Guarda Municipal, proporcionando uma resposta mais rápida e eficaz a incidentes.

A iluminação pública de qualidade é outro ponto comum entre os candidatos.  O projeto de Dra. Vanessa destaca que uma cidade bem iluminada inibe ações criminosas e facilita o trabalho da polícia, além de trazer mais conforto e segurança para os moradores que circulam pelas ruas à noite.

Ela ainda propõe convênio com o Estado para aumentar o efetivo da Polícia Civil e Militar, além de investir mais recursos para melhorar as condições de trabalho das polícias e elaborar um reestudo do convênio de segurança e trânsito.
Outro ponto é a prevenção da violência escolar. Ela defende o constante diálogo entre professores, funcionários das escolas, pais de alunos, Polícia Militar e o Ministério Público para desenvolver estratégias de prevenção da violência no entorno das instituições de ensino.