Mateus Leme celebra acordo “Cidades do Futuro” e planeja se transformar em polo tecnológico 

0
361

A prefeitura de Mateus Leme aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica com o Estado, em cerimônia realizada no último dia 16, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Além do prefeito, Dr. Renilton, o evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais, o Secretário de Desenvolvimento Socioeconômico José Eustáquio Junior e outras figuras influentes do setor público e tecnológico.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultura, José Eustáquio, o programa “Cidades do Futuro” tem como objetivo transformar os municípios mineiros em cidades inteligentes. “O projeto possibilita o acesso a soluções tecnológicas para a digitalização de serviços e processos”, explica o secretário, afirmando que com a digitalização e modernização dos processos administrativos, os serviços públicos se tornarão mais eficientes e acessíveis aos cidadãos. Outro bônus da digitalização é o aumento da transparência e a eficiência na gestão pública, reduzindo a burocracia e facilitando o acesso às informações. 

Segundo José Eustáquio, a implementação de leis relativas ao programa também será necessária. “Terá um pacote normativo para estímulo local à inovação, apoio para o amadurecimento municipal como cidade inteligente e a assistência para o incentivo ao sistema municipal de inovação”, destaca. 

Em outras palavras, a proposta tem como principais benefícios a eficiência nos processos, transparência nos serviços públicos e o estímulo à economia local. “O programa é voltado para aumentar a eficiência, a desburocratização e transparência do setor público municipal através de soluções inovadoras, incentivar a cultura de inovação no estado de Minas Gerais, e preparar os municípios para a diversificação do setor produtivo através da tecnologia com foco na geração de emprego e renda”, complementa o Secretário. 

Para o prefeito Dr. Renilton Coelho, a inclusão de Mateus Leme no programa representa um passo crucial para o avanço tecnológico e econômico do município. “Esse programa é fundamental para tornar Mateus Leme uma cidade de inovação tecnológica,” destaca. 

A competividade para atrair empresas é outro ponto positivo do programa. A expectativa é que o município se torne um polo de inovação, capaz de atrair investimentos e gerar novas oportunidades de emprego no setor. “Com a assinatura do ACT, Mateus Leme se torna mais competitiva e atraente para empresas de tecnologia,” destaca. 

Ações Planejadas

Ainda de acordo com o Secretário, as etapas para a implantação do Sistema Municipal de Inovação começa por meio de estudo que vai nortear todo o processo. “O projeto inicia  com um diagnóstico que vai orientar as ações que apoiam o desenvolvimento e a atração de empresas de tecnologia e centros de inovação para o município”, revela. 

Segundo ele, a Prefeitura já planeja os próximos passos. “Vamos implementar legislações para área de tecnologia e inovação, incorporar inteligência nas operações municipais, acesso a tecnologia e capacitação de servidores”, explica o Secretário.