O Carnaval deste ano em Mateus Leme tem um motivo a mais de animação dos foliões: eles vão comemorar os 52 anos desde a primeira festa do momo realizada na cidade e, embora a prefeitura ainda não tenha divulgado a programação oficial, a administração lançou chamamento público para que os blocos de rua possam participar do desfile e receber um incentivo financeiro no valor de R$10 mil cada.
No ano passado participaram da folia seis agremiações: Os Sujões; Parou Pirou; Trem Bala; Ôh Carlão; Oi Flor e o Carna Afro Mona Ixi. E a expectativa é que neste ano o número de participantes aumente e dez blocos desfilem. O edital estará aberto até o dia 22 e as inscrições podem ser feitas junto ao setor de protocolo da prefeitura localizado na sede administrativa, situada à rua Pereira Guimarães, 08, no Centro.
A expectativa é que o Carnaval ocorra no mesmo formato do ano anterior, com a obrigação de cada agremiação desfilar com comissão de frente, que deverá ser formada por mestre-sala ou porta-bandeira, rainha de bateria ou rei momo, estandarte ou carro abre-alas. A prefeitura não definiu o limite de integrantes para a comissão de frente, no entanto, solicitou que cada bloco apresente identidade própria, representada por meio de “abadá”, a todos os integrantes e ou standards.
Público e segurança
Em 2023, o carnaval na Praça Benedito Valadares lotou com a presença de cerca de 30 mil foliões nos quatro dias de festa. Carnavalescos e autoridades do município estimam que o público possa dobrar este ano, já que Juatuba não anunciou atrações para os dias de feriado. De acordo com a Polícia Militar, a corporação deve receber reforços de cidades vizinhas e a estrutura deve seguir os mesmos moldes da festa de Junho, com cancelas e revista em todas as entradas da área demarcada para os desfiles.
Carna Afro Mona Ixi vai desfilar novamente
Por todas as regiões do Brasil, há uma diversidade de blocos de rua que atraem a comunidade negra, além de trazerem apresentações que fortalecem a identidade e as tradições culturais religiosas e afro-brasileiras.
E com o tema “Alegria e Resistência”, o terreiro de candomblé e umbanda Bakise Mona Ixi anuncia sua participação no Carnaval de Mateus Leme, colocando na rua o bloco “Carna Afro Mona Ixi”, pela segunda vez. Segundo os responsáveis, talvez esse seja o único bloco da região que represente uma cultura de matriz africana, já que esse tipo de agremiação é mais comum na Bahia, que tem alto índice de seguidores do Candomblé e Umbanda.
Ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, Pai Ximeango, um dos responsáveis pelo Bloco, anunciou que a agremiação já realizou a inscrição no circuito oficial. “A importância de nós povos tradicionais ocuparmos esse espaço fortalece mais ainda as comunidades de Matriz Africana e apoia manifestações contra o preconceito, racismo, intolerância religiosa e a homofobia”, disse.
No último ano, a agremiação foi composta por 70 foliões que dançaram ao som dos tambores do terreiro. “Já estamos com os abadás praticamente elaborados e vamos vender uma pulseirinha do nosso terreiro, e a pessoa ganha o abadá. As pessoas já tem nos procurado e estão com boas expectativas para o desfile neste ano”, revela.