A Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações autorizou a migração de 17 rádios que operam na frequência AM (amplitude modulada) para FM (frequência modulada). A mudança de uma faixa para outra traz mais qualidade à transmissão das ondas. É que na frequência modulada (FM) há menos ruído para o ouvinte, além de ele ter a possibilidade de escutar a rádio em celulares e tablets, que já contam com essa função. Outra vantagem é o aumento na diversidade de conteúdo no dial.
Em minas Gerais foram feitas apenas três outorgas, uma delas para a rádio Paraopeba Comunicações Ltda, atualmente localizada em Mateus Leme, a rádio funciona em AM desde 1997. Já as outras duas concessões para a mudança foram feitas para rádios do município de Inhapim e Vespasiano.
As emissoras ganham com a migração, já que os equipamentos para transmissão em FM são mais econômicos que os usados na amplitude modulada (AM). O ministro das Comunicações, Fábio Faria, destaca que o Ministério tem se empenhado em modernizar as comunicações no País, tanto em termos de tecnologia, trazendo o 5G, quanto em termos de conectividade, ampliando o acesso à internet.
Para bem acomodar todas as estações, o Ministério inaugurou a faixa “FM Estendida”, que integra frequências de 76,1 a 87,5 MHz. Com essas novas autorizações, chegam a 909 o total de rádios AM autorizadas a migrar para FM desde que o processo foi iniciado. O número representa 54% do total (1.670) de emissoras que solicitaram a migração.