Mateus Leme faz 86 anos e celebra conquistas que impactam positivamente o dia a dia da população

0
103

Mateus Leme completou 86 anos de emancipação política esta semana, no dia 17 de dezembro, com muitos motivos para celebrar. A cidade ainda enfrenta muitos desafios, no entanto, viveu um período de grandes transformações, especialmente no último ano. O Jornal de Juatuba e Mateus Leme, sempre atento e comprometido com as necessidades da população reportou uma perspectiva diferente em 2024, com muito mais histórias positivas para contar. 

Relembre presentes que a cidade ganhou

Uma das áreas mais reportadas nas páginas do Jornal de Juatuba e Mateus Leme foi a pasta da saúde. Em um marco histórico, o município conseguiu praticamente eliminar filas de cirurgias que há anos atormentavam os moradores. Mais de 7 mil procedimentos, incluindo cirurgias de catarata, foram realizados. Além disso, a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, trouxe agilidade e eficiência no atendimento médico emergencial. Outro destaque foi o mutirão de castração, que beneficiou mais de 2 mil animais.  

Na área de Educação, após 20 anos sem novas construções escolares, a cidade inaugurou uma escola no bairro Central e também distribuiu uniformes a todos os alunos da rede municipal. De acordo com informações da prefeitura, o planejamento para os próximos dois anos também inclui a construção de seis escolas e cinco creches.  

Após anos de sofrimento com a lama e poeira das ruas de terras, a pavimentação de 35 km de vias eliminou obstáculos que dificultavam o transporte escolar, beneficiando diretamente estudantes e suas famílias. A perfuração de seis poços artesianos também trouxe alívio para regiões com problemas de abastecimento de água. 

Em entrevista com o prefeito reeleito, Dr. Renilton, ele destacou o compromisso da prefeitura para pressionar a Copasa a melhorar os serviços de saneamento, destacando a urgência de aumentar o índice de tratamento de esgoto, que hoje é de apenas 21%. 

Outro ponto positivo foi a valorização do servidor público.  A gestão municipal promoveu um reajuste salarial de 35% para os servidores públicos e aumentou o vale-refeição em 333%.  

Segurança

Um dos maiores desafios do município é o alto índice de criminalidade, principalmente entre jovens. Neste ano, foram seis assassinatos reportados com vítimas com menos de 30 anos. Além delas, diversas outras brigas resultaram em mortes. O município vê uma escalada de violência sem precedentes. 

No entanto, a atual gestão prevê a destinação de R$ 2 milhões para a segurança pública, com o objetivo de combater o aumento da criminalidade. Além do enfrentamento, Dr. Renilton destacou recentemente que a prefeitura vai intensificar ações para evitar que crianças e jovens entrem para a criminalidade. Os esforços passam, principalmente, por uma série de ações educativas, dentre elas, a oferta de cursos profissionalizantes para jovens, criando oportunidades e alternativas à violência. 

Outro ponto bastante comemorado no município são os investimentos e as conquistas na área esportiva. Mateus Leme conquistou o bicampeonato da Copa Itatiaia e foi incentivado em outras modalidades, como downhill, ginástica olímpica e bocha. Outros projetos incluem o “Gol de Placa”, que oferece treinamento de futebol para crianças e jovens, além do investimento municipal na construção de pistas de skate e quadras cobertas. 

A história de Mateus leme  

A história de Mateus Leme remonta ao início do século XVIII, quando bandeirantes paulistas descobriram uma região em busca de ouro e pedras preciosas. O nome do município homenageia o bandeirante Mateus Leme, citado como genro de Borba Gato, que esteve à frente da exploração local entre 1715 e 1717. 

O Morro de Mateus Leme, relatado em registros de 1710, foi o berço do arraial que se desenvolveu com a mineração. Durante o século XVIII, o arraial não atingiu o status de freguesia, mas sua relevância econômica e cultural continuou a crescer. Com a decadência da mineração, a economia local voltou para a agricultura e a pecuária. 

Em 1832, foi criada a freguesia de Santo Antônio do Morro de Mateus Leme, e o território passou por diversas reorganizações administrativas antes de conquistar a autonomia em 1938. Desde então, o município tem preservado sua rica história enquanto busca se modernizar e atender às demandas de sua população. 

 Segundo a prefeitura, não haverá festa de comemoração do aniversário da cidade. Todas as festividades municipais estarão concentradas na programação de Natal, com várias atividades pela cidade.