Na última reunião da Câmara de Mateus Leme, os parlamentares aprovaram a criação do Conselho Municipal de Cultura. Segundo o projeto de lei, a iniciativa “visa impulsionar o desenvolvimento humano, social e econômico no município”, através da implementação de políticas públicas culturais que sejam democráticas, permanentes e amplamente discutidas com a sociedade civil e outros entes federativos.
Ainda de acordo com o texto, a proposta tem como objetivo principal a formulação e a execução de políticas culturais que promovam o desenvolvimento integral da comunidade. O documento também destaca que a criação do Conselho Municipal de Cultura representa um passo significativo para a gestão cultural da cidade, permitindo a integração de Mateus Leme ao Sistema Nacional de Cultura e ao sistema estadual de cultura. Isso permitirá que município possa receber recursos, programas e apoio técnico oferecidos por esses sistemas destinadas a ações culturais na cidade.
O Conselho Municipal de Cultura é um órgão consultivo e deliberativo, coletivo formado por membros eleitos da sociedade civil e pelo poder público que tem como objetivo discutir, elaborar e fiscalizar ações culturais no município.
Além de fomentar a participação da sociedade civil, os profissionais do setor cultural de Mateus Leme também terão a oportunidade de participar na elaboração e na execução das políticas culturais.