Mateus Leme na mira do Ministério Público por descarte irregular de lixo

Estudo aponta que município continua destinando resíduos para aterro controlado

0
1300

Há muitos anos a destinação do lixo em Mateus Leme vem sendo tema de denúncias e polêmicas. Em 2016, houve denúncia de descarte irregular de resíduos do cemitério, dentre eles, coroas de flores, madeiras de caixão e vasos de plantas, no aterro sanitário. Pouco tempo depois, no aterro, foi encontrado lixo hospitalar. 

Como a questão continua sem solução, o município foi interpelado pelo Ministério Público do Meio Ambiente por desconformidade com o Marco legal do Saneamento. A cidade está dentre as onze de Minas Gerais, únicas da Região Sudeste, que descartam lixo de maneira irregular, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos e Efluentes. 

Com o novo Marco Legal do Saneamento Básico em vigor desde 15 de julho de 2020, os chamados lixões deveriam ser extintos e as capitais e os municípios que fazem parte de regiões metropolitanas tinham até o dia 2 de agosto deste ano para destinar de maneira correta o lixo. 

Segundo o estudo da Abetre, das 337 cidades brasileiras que continuam descartando resíduos de maneira inadequada, onze delas são do Sudeste, e todas de Minas Gerais: Mateus Leme, Bonfim, Funilândia, Inhaúma, Santa Bárbara, Baldim, Açucena, Bom Jesus do Galho, Bugre, Joanésia e Vargem Alegre.

Em Mateus Leme, lixo produzido pelos moradores vai para o aterro controlado. São cerca de 20 toneladas de resíduos sólidos despejados, por dia, no local, que não tem destinação correta para o chorume e nem cobertura adequada para o lixo, que deveria ficar debaixo da terra.

O município, no entanto, apresentou um plano municipal para lidar com essa situação, e agora tem até 2024 para encerrar as atividades no aterro. Conforme já noticiado, com as mudanças, surge também a preocupação com a renda de quem sobrevive da reciclagem. No aterro de Mateus Leme, trabalham cerca de 20 famílias de catadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis + 2 =