O Terno de Moçambique de Azurita, participa neste final de semana, do 2º Encontro Estadual das Afromineiridades, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
O encontro dá continuidade às ações de fomento, circulação e visibilidade aos grupos culturais de raízes afro existentes em Mateus Leme e outras cidades do estado. O evento que tem o apoio da Fundação Clóvis Salgado e do Conselho Estadual de Política Cultural, começou nesta sexta-feira, 03 e segue neste sábado, 04, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e na Praça da Liberdade.
Os dois dias de evento contam com apresentações de música, dança, exposição, cortejo, oficinas e palestras. As ações integram Plano Descentra Cultura Minas Gerais que tem o objetivo de municipalizar e democratizar o acesso aos bens e serviços da Cultura, com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, valorizando artistas, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do estado.
O projeto é viabilizado pela Lei de incentivo à Cultura, com realização da Secult e patrocínio da Cemig. Conta com a produção do Instituto Mundu, e com o apoio do Iepha, Fundação Clóvis Salgado, Circuito Liberdade, Sesc, APPA, Copasa, Ateliê da Memória, Palácio da Liberdade, Gesto Produtora e Cangaral.