Mateus Leme promove semana de conscientização sobre o Meio Ambiente

0
133

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Mateus Leme, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, promoveu uma semana de atividades dedicadas à conscientização ambiental. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente, terminou ontem, dia 7. A iniciativa teve como tema “O futuro é sustentável” e buscou engajar alunos da rede pública participantes do programa em ações voltadas para a preservação do meio ambiente.

A programação teve início na segunda-feira (3), às 8h30, com uma cerimônia de abertura que marcou o começo das atividades. Em seguida, os participantes se envolveram em uma roda de conversa e uma trilha ecológica sob o tema “Como repensar e construir um meio ambiente sustentável”, além do plantio de árvores. 

Na quarta-feira (5), foi realizada uma exposição de trabalhos dos alunos no Espaço da Secretaria de Desenvolvimento. Já as atividades da quinta-feira (6) incluíram blitz ecológicas em diferentes pontos da cidade, envolvendo várias escolas do município. 

Ontem, uma ação colocou os estudantes um contato direto com práticas sustentáveis e a cultura indígena em uma visita à Aldeia Katurama, em São Joaquim de Bicas. 

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, é um conjunto de atividades focadas na educação ambiental e humanitária. O objetivo é capacitar educadores e formar alunos em temáticas como consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária.

Segundo a Secretária de Municipal de Educação, Fátima Gaia, o município aderiu ao projeto há dois anos. “Em 2023, participamos com duas escolas, quatro turmas e 80 alunos. Este ano, estamos com três escolas, cinco turmas e 120 alunos, em uma metodologia alinhada ao currículo escolar, sempre considerando a temática da sustentabilidade, da conservação e da preservação do meio ambiente”, explica.

Fátima também destacou a importância dessas iniciativas no desenvolvimento dos jovens. “O programa se alinha às políticas públicas de Minas Gerais e do Brasil, numa visão cidadã, preparando nossos educandos para que se tornem cidadãos adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável”.