Os diretores das escolas municipais de Juatuba são eleitos pela comunidade estudantil desde 2010, garantindo uma forma democrática de participação de alunos, pais e professores nas decisões das instituições de ensino. O critério de escolha dos gestores escolares através do voto, em substituição às indicações feitas pelo executivo, aconteceu durante o primeiro mandato do prefeito Adônis Pereira.
Porém, recentemente, o prefeito encaminhou ao legislativo um projeto que pretende mudar novamente as regras para escolha dos diretores das unidades de ensino, alterando a Lei em vigor. Se aprovada a Lei, a escolha não será mais por meio de votação direta, mas sim por nomeação, feita pelo próprio prefeito. A matéria já foi avaliada pelas comissões do Legislativo e seguirá para o plenário para votação.
Vereador de Mateus Leme explica que processo de nomeação não tem dado certo
Enquanto o imbróglio da nomeação ou eleição das diretoras continua em Juatuba, em Mateus Leme, o vereador Dr. Aldair Guimarães protocolou um projeto de lei para regulamentar o processo eleitoral para a escolha dos diretores no município. A sugestão do parlamentar é exatamente o contrário da proposta do prefeito Adônis Pereira.
O vereador que também é servidor efetivo da educação em Juatuba, ocupou a tribuna da Câmara e discordou sobre a mudança.
Segundo Dr. Aldair, não há ninguém melhor do que a própria comunidade escolar para escolher seus gestores. “Não poderia deixar de externar a minha indignação a um projeto de lei que atualmente está tramitando no município de Juatuba, que prevê a revogação da Lei que trouxe a eleição de diretores no município. Como servidor efetivo do quadro da Educação de Juatuba, não poderia deixar de manifestar sobre essa questão. Sou totalmente contra a retirada dessa importante conquista dos servidores.
O vereador destacou ainda que o projeto para regulamentar o processo eleitoral para a escolha dos diretores em Mateus Leme vai “oferecer maior autonomia aos gestores escolares além de aproximar a comunidade da escola. Caso o projeto seja aprovado, acredito que será um grande avanço na educação do município.
“Enquanto Mateus Leme vem avançando na conquista de novos direitos aos servidores do município, ao meu ver, caso os vereadores de Juatuba revoguem a Lei da eleição de diretores, estarão votando contra os servidores”, finalizou.
Projeto não emplaca no gosto popular
A maioria dos vereadores já se posicionou contrária à mudança, seguindo as manifestações dos educadores, sob a justificativa de que é preciso evitar o retorno do clientelismo, com a indicação de diretores através da influência dos agentes políticos.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Mateus Leme, Sindserj, também se posicionou contrário à mudança.