Mateus Leme quer firmar convenio com IEF para ampliar intervenções ambientais

0
213

Recentemente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu o 1º Encontro dos Municípios Conveniados com o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para analisar e deliberar sobre intervenções ambientais que são de competência do Estado. Ao todo, representantes de 19 cidades compareceram à Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, para o alinhamento.

Atualmente, 16 municípios com conselho de meio ambiente são conveniados com o Sisema para analisar supressão de vegetação nativa e demais intervenções ambientais, em empreendimentos licenciados ou autorizados ambientalmente pelos municípios, e nas áreas urbanas. Os respectivos representantes das cidades estiveram presentes no alinhamento para compartilhar experiências e o IEF, por sua vez, ouviu as possíveis dificuldades que os gestores estão enfrentando, no sentido de apoiar e melhorar o trabalho desempenhado pelas prefeituras.

Conforme apurado pela reportagem, Mateus Leme está dentre os municípios que pretendem formalizar o convenio com o IEF, já que possui um Conselho Municipal de Meio Ambiente Regular, que já realiza concessões e autorizações à empresas, além de supressão de árvores na região.

Informações repassadas ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme indicam que os representantes de Mateus Leme participaram de um curso on-line na plataforma Trilhas do Saber, onde foram abordadas análises de processos de intervenções ambientais, abordando legislação e os estudos técnicos que precisam ser feitos no processo. Na sequência, os participantes partiram para a parte prática e analisaram um processo real de intervenção ambiental. Os gestores municipais também puderam assistir a uma apresentação de cases selecionados pelas próprias prefeituras e debateram sobre possíveis gargalos e suas respectivas melhorias.

Convênio

De acordo com o art. 9º da Lei Complementar nº 140 de 2011, os municípios com conselho de meio ambiente, possuem competências originárias para autorização de supressão de vegetação nativa e demais intervenções ambientais, em empreendimentos licenciados ou autorizados ambientalmente pelo município, e nas áreas urbanas. Estas são consideradas as competências originárias dos municípios.

A Lei Complementar prevê ainda em seu art. 5º que o ente federativo poderá delegar, mediante convênio, a execução de ações administrativas a ele atribuídas, desde que o ente destinatário da delegação disponha de órgão ambiental capacitado a executar as ações administrativas a serem delegadas e de conselho de meio ambiente. Neste sentido, o IEF tomou a iniciativa de delegar aos municípios que atendam estas exigências, por meio de Acordo de Cooperação Técnica, as competências para autorizar intervenções ambientais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete − catorze =