Mateus Leme realiza 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente

0
42

Mateus Leme se prepara para receber a 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente (CLiMA), um evento promovido pela Associação Amigos da Serra do Elefante (AASE). A conferência será realizada no dia 25 de janeiro (sábado), das 14h às 18h, na Rua Guaraciaba, 528, no Centro. O evento é aberto ao público e tem como objetivo discutir temas ambientais essenciais para o município.

De acordo com a publicação da Associação Amigos da Serra do Elefante, a CLiMA abordará temas fundamentais para a conservação do meio ambiente em Mateus Leme. Entre os principais tópicos em pauta, estão a conservação e preservação da Serra do Elefante e sua biodiversidade; implementação efetiva do Monumento Natural Municipal Serra do Elefante, criado por decreto em 2008, mas ainda sem aplicação concreta; gestão de resíduos sólidos, valorização dos coletores de materiais recicláveis e políticas públicas voltadas à reciclagem; prevenção e combate a incêndios florestais, destacando a atuação dos brigadistas voluntários; educação ambiental como ferramenta de cidadania e florestania, promovendo maior conscientização e participação popular.

Além das discussões locais, a conferência também abordará os eixos temáticos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, incluindo mitigação dos impactos ambientais, preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.

Também serão elaboradas propostas de alcance municipal, estadual e nacional, reunindo contribuições da sociedade civil e representantes de diversas organizações. De acordo com a publicação, a iniciativa busca fortalecer a política ambiental de Mateus Leme e ampliar a articulação com movimentos e entidades ambientais.

A conferência conta com a participação de importantes entidades e projetos ambientais, entre eles, a Associação Casa de Cultura Cássia Afonso de Almeida (@casadecassia), Brigada 1 (@brigada1ml), Guarda de Congo e Moçambique Nossa Senhora das Graças de Azurita, Associação de Participação Popular de Mateus Leme, Associação de Catadores Amigos Unidos de Mateus Leme (@ascaleme), Projeto Passarinhar (@projeto_passarinhar), Programa de Conservação do Faveiro-de-Wilson.

As inscrições estão abertas e os  interessados em participar da CLiMA podem obter mais informações e realizar suas inscrições por meio do link:
👉 [brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma/f/130/meetings/1751]brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma/f/130/meetings/1751