Mateus Leme recebe o projeto “Hacklab Volante”

Iniciativa está percorrendo cidades mineiras e o micro-ônibus laboratório móvel tem o objetivo de inspirar crianças a usarem a criatividade

0
612

Um convite para estimular ideias originais, valendo-se do improviso para inventar as suas próprias engenhocas. Esse é um dos principais atrativos do projeto “Hacklab Volante”, que chegará a Mateus Leme na próxima quarta-feira, 19, e ficará instalado na cidade até o dia 23.

O micro-ônibus customizado, criado para apresentar conceitos científicos e artístico a crianças convida os pequenos a conhecerem e participarem de diversas experiências ligadas à eletrônica e à robótica, na forma de um laboratório interativo sobre quatro rodas. A programação contará com cinco dias dedicados a oficinas e apresentações que serão exportas no próprio veículo na Praça Benedito Valadares.

O colorido e futurista veículo foi adaptado para se tornar uma mistura de ateliê, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências, além de um ganhar um importante viés social e ambiental a partir dos conceitos da Gambiologia, projeto atuante na cena internacional de arte e tecnologia desde 2008, idealizado pelo artista visual, designer e pesquisador mineiro Fred Paulino.

 “A gambiologia tem uma peculiaridade: ela não pretende apresentar ou explorar a tecnologia por si só. Na verdade, utilizando a arte e a estética como ferramentas discursivas, ela se propõe a discutir a tecnologia como uma ferramenta de transformação social, estimulando o pensamento crítico e promovendo o acesso para que as pessoas possam compreender melhor o universo eletrônico”, assinala Fred.

Com essa apropriação crítica das tecnologias, a Gambiologia mostra que, com muito pouco, podemos transformar a nossa realidade, resultando numa usina de criatividade e boas ideias. Assim, é possível recorrer, por exemplo, a uma caixa tetrapack de leite ou suco e a um motor de brinquedo eletrônico fora de uso para, em algumas etapas, criar um robô colorido que se movimenta em linha reta. Ou utilizar embalagens descartadas de chocolate para criar lanternas personalizadas.

“A partir de oficinas realizadas nas escolas das cidades visitadas, posso dizer que o “Hacklab Volante” é uma divertida extensão da sala de aula, com a demonstração de conceitos ligados à Física, à Eletrônica e à Robótica. Será a oportunidade de as pessoas colocarem a mão na massa e experimentarem a tecnologia de uma forma ativa. Hoje em dia, em nossa relação com o celular e com os canais de streaming, a gente clica, clica, só consome, não inventa nada”.

O veículo

O micro-ônibus receberá, entre outros “acessórios”, um equipamento que apresentará as diferentes fontes de energia existentes, como solar, elétrica e eólica. Para quem gosta de histórias de ficção científica, terá a oportunidade de conhecer a evolução da tecnologia dos robôs. E os mais saudosistas se identificarão imediatamente com o “Genius” gigante, jogo eletrônico dos anos de 1980 que ativa a sensibilidade musical.

A “nave espacial gambiológica” apresentará ainda objetos eletrônicos criados por artistas convidados, como Daniel Herthel, Arthur Joly, Sara Lana e Paulo Nenflídio. É a primeira vez que a Gambiologia realiza um projeto itinerante, sem estar ligado ao um centro cultural ou galeria. “Só temos o próprio veículo, que contém tudo o que projeto pretende”, salienta Paulino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 3 =