Mateus Leme receberá projeto itinerante “Container do Esporte”

Ao todo, 12 municípios mineiros contarão com aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas

0
261

Crianças e jovens de Mateus Leme terão uma oportunidade de conhecer, aprender e praticar esportes novos de forma gratuita. O projeto “Container do Esporte” iniciou a trajetória visitando municípios mineiros no final de 2022, capacitando profissionais e aproveitando a mão de obra para iniciar as oficinas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo. O projeto recebe crianças de seis a 12 anos, com 120 vagas em cada núcleo. A boa notícia é que Mateus Leme entrou no circuito para receber o projeto, que chegará ao município apenas no mês de outubro, mas os interessados já podem preparar as inscrições.

Além da parte esportiva, o projeto itinerante também tem foco em ações de sustentabilidade, funcionando totalmente com energia limpa, como a eólica e a solar. Com funcionamento itinerante, o Container do Esporte está visitando diversos municípios mineiros, nos quais permanece por três meses em cada um deles.

Idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura, com patrocínio da Vale via Lei de Incentivo ao Esporte e em parceria com as prefeituras, o projeto seguirá ainda para Paraopeba e Caetanópolis, a partir da última semana de julho, São José da Varginha e Pequi, a partir da última semana de outubro, além de Mateus Leme, será contemplada a cidade de Florestal.

Aulas de sustentabilidade

Para espalhar por esses municípios o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres do projeto funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é montada em cada município atendido pela iniciativa. Apesar de sua natureza itinerante, o projeto do Container do Esporte deixa como legado nos municípios a estrutura, material esportivo e o conhecimento compartilhado com profissionais locais.

“O Container do Esporte tem um viés inovador, de transformação. A ideia é iniciar um trabalho, dando uma base concreta para os municípios seguirem apostando na prática esportiva, na saúde e no bem-estar. E também na sustentabilidade, na energia limpa. Um dos pontos mais importantes desse processo é a capacitação dos profissionais locais. São eles que serão os propagadores dos valores e da metodologia. Além disso, buscamos apresentar uma grade de aulas ampla, com modalidades que muitas crianças nem conheciam. É uma janela que se abre e ficamos muito felizes com todo o feedback positivo que já temos recebido”, afirmou Leny Figueiredo, coordenadora do IDEC.

Para se cadastrar e saber mais basta enviar mensagem para o   whatsapp do projeto, que é: (21) 3081-2772. Dúvidas também podem ser retiradas pelo e-mail: idec@institutoidec.com.br