Em um período de apenas oito dias, a Prefeitura de Mateus Leme reinaugurou dois novos postos de saúde para a comunidade: a UBS Imperatriz, no dia 10, e a UBS Santa Bárbara, ontem (17).
De acordo com o Secretário de Saúde, Wagner Barbalho, as ações fazem parte do investimento que a administração priorizou nos últimos quatro anos, ao reformar todas as 14 unidades de saúde do município e construir três novas Unidades Básicas de Saúde.
A unidade do bairro Jardim de Alah já foi entregue nesta gestão e, de acordo com o secretário, ainda neste ano serão inauguradas as unidades dos bairros Centro e Araçás, cujas obras estavam paradas há mais de 10 anos.
“A entrega de três novos postos de saúde na mesma gestão é um marco e uma conquista histórica para a população e visa não apenas a ampliação, mas também a melhoria qualitativa e quantitativa dos atendimentos de saúde oferecidos aos mateus-lemenses”.
UBS Santa Bárbara
A UBS Santa Bárbara, no bairro João Paulo II, inaugurada nesta sexta-feira (17), foi totalmente renovada estruturalmente. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Dr. Renilton Coelho, do vice-prefeito, do Secretário de Saúde, demais secretários, servidores da saúde e população do bairro.
De acordo com Wagner Barbalho, “a nova estrutura e os equipamentos modernizados proporcionarão benefícios grandiosos para a população local”. Os serviços oferecidos incluem acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, pré-natal, puericultura, coleta de exame preventivo, renovação de receitas e educação em saúde, entre outros. Além disso, haverá consultas e grupos com a equipe multidisciplinar da atenção básica.
UBS Imperatriz
Na semana passada, a comunidade do bairro Planalto, foi beneficiada com a reinauguração da UBS Imperatriz que passou por uma reforma completa, incluindo a troca do piso, revestimento nas salas de vacinas, procedimentos, farmácia e odontologia. Também foram feitas a instalação de divisórias de blindex, reforma da recepção e instalação de vidros até o teto. As intervenções também incluíram prateleiras fixas na farmácia, construção de sala externa para grupos de saúde, e melhorias nas áreas de deposição de lixo contaminado e nas entradas da unidade.
Os serviços oferecidos pela UBS Imperatriz incluem consultas médicas e de enfermagem, puericultura, pré-natal, coleta de preventivo, vacinação, curativos, distribuição e aplicação de medicamentos, teste do pezinho, visitas domiciliares a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção, além de atendimentos odontológicos.
Expectativa de atendimentos
Durante as reformas das unidades, os atendimentos continuaram sendo realizados. “Foi utilizada uma estratégia em conjunto com a secretaria de obras em que cada setor foi fechado e reformado gradativamente, de modo que os atendimentos de determinado setor fossem remanejados para outras áreas da unidade, enquanto passavam por reforma”, explica.
Além disso, a Igreja Católica do bairro cedeu um barracão por três meses para auxiliar nos atendimentos, garantindo que os serviços não fossem interrompidos.
Ainda de acordo com o secretário, a expectativa é que cada unidade realize mais de 400 consultas médicas e de enfermagem, mais de 150 consultas odontológicas e 800 procedimentos técnicos por mês. “Os novos equipamentos e a estrutura renovada possibilitarão benefícios grandiosos para a população local”, reforça Barbalho.