Mateus Leme será obrigada a ceder 10 leitos ao Hospital Regional de Betim

Unidade de Saúde da cidade vizinha acionou recentemente plano de contingência, após identificar superlotação de pacientes e atrasos em cirurgias ortopédicas

0
296

O Hospital Regional de Betim deu início, nesta quinta-feira, 15, a um plano de contingência para agilizar atendimentos e reduzir a fila de espera por cirurgias. A unidade é referência em urgência e emergência para mais de 800 mil pessoas, dos 13 municípios que compõem a microrregião de Betim e registra superlotação decorrente de fatores como o aumento expressivo na demanda por cirurgias ortopédicas que, de 2020 para cá, cresceu mais de 63%.

Com o aumento da demanda, Betim realizou uma pactuação com o Governo do Estado para a obtenção de leitos de retaguarda em hospitais da microrregião de Saúde. Foram pactuados 15 em Esmeraldas e oito leitos em Brumadinho.

A má notícia para os mateus-lemenses é que o antendimento que já é precário na cidade, pode piorar, já que o município entrou também no plano de pactuação e será obrigado a ceder 10 leitos ao Hospital Regional, caso haja superlotação.

De acordo com a prefeitura de Betim, as pactuações são importantes para a redução do tempo de internação de pacientes que demandam cuidados prolongados, contribuindo para a rotatividade de leitos. O atendimento mais célere aos casos urgentes que aguardam por cirurgias ortopédicas é um dos principais objetivos do plano de contingência da prefeitura.

Para isso, foram contratados 14 novos cirurgiões ortopédicos. Também foi autorizado o pagamento de horas extras para todas as equipes de enfermagem e um pagamento adicional para a extensão de jornada de três equipes de cirurgia ortopédica. A partir desta quinta-feira, 16, a realização dos procedimentos teve horário ampliado. Agora, em vez de até as 19h de segunda a sexta-feira, as cirurgias serão realizadas até as 22h durante a semana e também aos sábados e domingos.

Um segundo bloco cirúrgico para procedimentos de ortopedia está sendo aberto. Além disso, a agenda de cirurgias está sendo remanejada para priorizar o atendimento a casos de urgência. Um novo aparelho de tomografia, adquirido pela prefeitura recentemente, será instalado em breve, o que vai acelerar a realização dos exames e dos diagnósticos dos pacientes. Para sanar o déficit de profissionais na área assistencial, a prefeitura tem feito a complementação das escalas por meio do Programa Escala Certa.

Demanda ortopédica disparou

A unidade, que é porta aberta para urgência e emergência, principalmente de traumas, vem enfrentando aumento substancial na demanda por atendimentos de ortopedia de 2020 para cá. Um comparativo entre os meses de maio de 2020 e maio de 2023 aponta que o número de atendimentos em ortopedia realizados no HPRB aumentou quase 65%. O número de cirurgias ortopédicas aumentou mais de 63%.