A vacinação em grande escala e o distanciamento social já se mostrou eficaz para impedir o avanço dos casos da Covid-19. Exemplo disso é que neste primeiro semestre foram registrados poucos casos nos municípios e nenhuma internação pela doença.
Apesar de a situação parecer sob controle, nas últimas semanas está sendo verificada uma explosão de casos da doença. Segundo a plataforma da Secretaria de Estado de Saúde, no dia 13 de junho, Mateus Leme tinha registrado 8.022 casos confirmados, além de 99 óbitos por Covid-19. Nesta quarta-feira (29), o Boletim Epidemiológico apontou que foram registrados 8.381 casos da doença, um aumento impressionante de 359 casos.
A quantidade real de infecções, no entanto, é subestimada, uma vez que o número de testes realizados no município é baixo e outro ponto que ajuda a formar o quadro da Covid hoje é o surgimento de variantes mais contagiosas.
Em Juatuba
Juatuba segue em ritmo menos acelerado na acentuação dos casos, mas não fica para trás de Mateus Leme. De acordo com Boletim Epidemiológico do Estado, o município registrou no último dia 13 de junho, 3.591 casos confirmados e 85 óbitos da Covid-19. Já nesta quarta-feira (29), foram registrados 3.719 casos, um aumento de 128 casos nos últimos dias, além de mais uma morte, totalizando 86 óbitos pela doença.
Secretário de Saúde desmente Boletim do Estado
Em publicação oficial pelo perfil da prefeitura de Mateus Leme, o Secretário de Saúde, Bruno Diniz, confirmou que a imunização da população já ultrapassa mais de 85 mil doses de vacinas aplicadas desde o início da pandemia. Segundo ele, na última semana houve uma interrupção da curva crescente de novos casos positivos na cidade, “onde tivemos apenas 103 casos positivados, mas sem nenhum caso grave e internação”. O secretário descartou uma nova onda da COVID-19 e fez a convocação da população para completar a vacinação.
“Muito importante neste momento é que cada cidadão faça um gesto de responsabilidade incentivando amigos e familiares a completarem a vacinação de COVID-19, inclusive as doses de reforço. Já que estamos realizando a segunda dose de reforço para toda população acima de 40 anos”, disse o secretário.