Mateus Leme vai ganhar “Programa de Saúde da Família”

0
600

A exemplo de diversas cidades da região, o Programa de Saúde da Família será implantado em Mateus Leme. O Projeto que autoriza a implantação foi aprovado por unanimidade nessa semana pelos vereadores. O objetivo do programa é mudar o modelo assistencial que estava em prática em Mateus Leme, que tem se revelado ineficiente, por implicar em elevado custo e por não abordar o ser humano com integralidade e afetividade.

Com a aprovação, as unidades de Saúde da Família passarão a atuar com equipes multiprofissionais, compostas, minimamente, por um médico, uma enfermeira, um ou dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários.

O que muda

Cada equipe do programa será capacitada para conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico das características sociais, demográficas e epidemiológicas. Além disso, estarão aptos a identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que ela atende está exposta.

Os médicos deverão atender todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. Já os enfermeiros supervisionam o trabalho do Agente Comunitário de Saúde e do Auxiliar de Enfermagem, realizando consultas na unidade, bem como assistência às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × três =