A exemplo de diversas cidades da região, o Programa de Saúde da Família será implantado em Mateus Leme. O Projeto que autoriza a implantação foi aprovado por unanimidade nessa semana pelos vereadores. O objetivo do programa é mudar o modelo assistencial que estava em prática em Mateus Leme, que tem se revelado ineficiente, por implicar em elevado custo e por não abordar o ser humano com integralidade e afetividade.
Com a aprovação, as unidades de Saúde da Família passarão a atuar com equipes multiprofissionais, compostas, minimamente, por um médico, uma enfermeira, um ou dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários.
O que muda
Cada equipe do programa será capacitada para conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico das características sociais, demográficas e epidemiológicas. Além disso, estarão aptos a identificar os principais problemas de saúde e situações de risco aos quais a população que ela atende está exposta.
Os médicos deverão atender todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolver com os demais integrantes da equipe ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. Já os enfermeiros supervisionam o trabalho do Agente Comunitário de Saúde e do Auxiliar de Enfermagem, realizando consultas na unidade, bem como assistência às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio.