Uma faixa estampando a insatisfação dos moradores do Jardim Serra Azul chamou atenção esta semana. Nela, eles chamam a atenção do prefeito, dizendo que “precisam urgente de esgoto e asfalto”. A mensagem de outra faixa, desta vez no bairro Jardim de Alá, reclama da falta de infraestrutura. “O bairro Jardim de Alá não aguenta mais tanto buraco nas ruas, poeira e doenças respiratórias, Dr. Renilton”, diz faixa.
Os moradores de vários bairros estão indignados com a falta de intervenções da administração para melhorar a cidade. Para eles, as obras que administração municipal anuncia constantemente nas redes nunca chega. “As crianças e idosos estão adoecendo constantemente devido à intensa poeira”, queixam.
“Nós somos mateus-lemenses, precisamos de atenção. Eu fui correndo com minha criança para a UPA por causa de doenças respiratórias. Precisamos de asfalto e iluminação pública. Aqui não tem como, é só terra, nos ajude”, disse um cidadão através de vídeo que pode ser conferido no endereço: https://fb.watch/ffKD2plRgS/.
As faixas endossam as diversas reclamações feitas por internautas, que sofrem com a intensa poeira na cidade, nesta época do ano. Diversas pessoas compartilharam a foto, o vídeo e criticaram a administração que se auto intitula “top das galáxias”.
Sem remédios na farmacinha e UPA lotada
Se o poeirão tem prejudicado a população, assim como na infraestrutura, também sobram críticas na Saúde. De acordo com diversos usuários do SUS, nesta época, as doenças respiratórias se agravam e um dos males mais comuns é a Asma, doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, que são os canais por onde o ar passa até chegar nos pulmões, fazendo com que fiquem inflamadas, inchadas e produzam muco ou secreção extra. Isso pode causar dificuldade para respirar, tosse e falta de ar.
Pacientes ouvidos pela reportagem relatam que quando se dirigem à UPA em busca de tratamento, quase sempre a unidade de saúde está lotada. “Os atendimentos demoram em média de quatro a cinco horas ou em algumas ocasiões os pacientes esperam até 24horas para serem atendidos. Os usuários reclamam que faltam profissionais.
Outro fato denunciado ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, por um morador do bairro Paraíso, é a falta de medicamentos na farmácia básica popular. “É um absurdo nessa época quando mais a população tem doenças respiratórias, faltar medicamentos simples como dipirona e até amoxicilina”, disse.
O morador explica que para tudo tem dinheiro, menos para a saúde. “Dinheiro para festa tem, para fazer pracinha tem e até para farra. Só não tem para a Saúde. Cadê os recursos milionários recebidos em 2021? Todo mês é divulgado que há milhões para a Saúde, mas cadê esse dinheiro”, questiona.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com a prefeitura para saber sobre os recursos destinados à Saúde do município e também sobre a previsão de obras de asfaltamento para os bairros Jardim de Alá e Jardim Serra Azul, mas não conseguiu contato até o fechamento desta edição.