Médicos denunciam atraso de salários em Juatuba

Segundo plantonistas, desde o mês de dezembro os pagamentos não estão sendo feitos em dia

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Médicos plantonistas que prestam serviço terceirizado na Policlínica de Juatuba, denunciaram atraso de pagamentos há três meses. De acordo com os profissionais, o atraso salarial tem ocorrido desde dezembro na unidade, mas o prazo informado pelo coordenador da Policlínica é que o pagamento deveria ser feito até o dia 25 do mês seguinte ao trabalhado.

Um dos médicos disse que a situação está insuportável. Alguns profissionais receberam o salário referente ao mês de novembro no final de dezembro. “A gente não tem respaldo algum; nenhum contrato afirmando qual que é a data ou a previsão de pagamento do nosso salário. Recebemos dezembro somente no dia 10 de fevereiro. Janeiro está atrasado também e a informação que tivemos da secretaria de saúde, da tesouraria e da Avante, empresa para a qual prestamos serviço, é que não há previsão de pagamento por falta de recursos do município”, afirmou.

Outro profissional afirma que a denúncia do atraso dos pagamentos foi protocolada na Câmara Municipal e que os médicos estão articulando fazer um manifesto junto ao Conselho Regional de Medicina.

“Dessa forma fica insustentável trabalhar. Vejo que a Policlínica é talvez o recurso de Saúde que mais atende à população no município. Precisamos de incentivo para continuar nos dedicando”, disse médico, com receio de revelar o nome.

Outro lado

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e indagou sobre os atrasos dos repasses à entidade responsável pela gestão dos profissionais da Policlínica, e também sobre o valor pago à entidade gestora dos contratos. No entanto, a única resposta que obtivemos é que “os questionamentos seriam repassados ao setor responsável”.

A entidade gestora

Fundado em junho de 2000, a Avante Social, é uma Organização da Sociedade Civil que atua em todo o Estado, na prestação de assessoria jurídica de caráter suplementar e com a oferta de assistência psicológica e de serviço social.

A reportagem entrou em contato com a entidade, que informou que desconhece os atrasos mencionados pelos profissionais de saúde, dos meses anteriores, mas que neste mês, especificamente, ocorreu um atraso na folha de pagamento devido à um erro de sistema do banco que afetou os contratos junto aos municípios.

“O comunicado foi feito à coordenação do pronto atendimento de Juatuba, mas o problema foi sanado na terça-feira, e na quarta-feira desta semana os pagamentos foram feitos”, disse. De acordo com o setor de atendimento da Avante Social, o contrato com o município termina no final de março e a prefeitura de Juatuba tem a opção de renovar ou não a contratação da entidade para a gestão da equipe de médicos da Policlínica.