Ministério Público confirma que presídio de Juatuba “ainda está interditado”

Sete das 10 unidades prisionais da Região Metropolitana de BH estão interditadas. Informe foi realizado nesta semana, após MPMG anunciar tratativas para fortalecer o sistema penitenciário

0
1030

A unidade prisional de Juatuba é uma das sete, das dez da Região Metropolitana de Belo Horizonte que está interditada pela Justiça. A informação foi divulgada pelo Ministério Público de Minas Gerais que mostrou também que, no Estado, são 34% das unidades prisionais interditadas, já que Minas tem 182 presídios e 62 estão interditados totalmente ou parcialmente.

Recentemente, o MPMG e o governo do Estado se reuniram para tentar solucionar o problema das interdições. “A intenção é ter um raio X jurídico e fático com cronogramas e prioridades, ou seja, elementos concretos e objetivos, para identificar e sanar os problemas recorrentes e isolados que têm causado as interdições”, explicou o promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, por meio da assessoria de imprensa do MPMG.

A situação mais crítica está na Região Metropolitana que tem 70% das unidades prisionais interditadas e onde há necessidade de remanejamento de presos para realização de obras em algumas unidades. A promotora de Justiça Paloma Coutinho Carballido Storino, coordenadora do Núcleo da Execução Penal, disse que o objetivo do MPMG é buscar soluções de curto, médio e longo prazos, junto com o Estado, para evitar situações adversas emergenciais, ressaltando a necessidade de investimento na área.

Ainda de acordo com a promotora, um dos principais gargalos das unidades prisionais é o déficit de recursos humanos em diversas especialidades, como policiais penais, psicólogos, enfermeiros, médicos, entre outros.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme tentou contato com o presídio de Juatuba para saber detalhes da interdição e se os acautelados continuam no local, mas não conseguiu contato com o Diretor da unidade prisional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze + 19 =