Morador denuncia demora de dois anos para instalar lâmpada em rua de Juatuba

0
212

Não são somente os buracos e falta de pavimentação que tiram o sono dos moradores de Juatuba. A falta de iluminação pública é umas das queixas que toda semana são compartilhadas nas redes sociais. Segundo as denúncias, as constantes reclamações não são à toa. Uma simples troca de lâmpada leva meses, uma manutenção leva anos e, em alguns bairros, há décadas não chegaram nem os postes.

Nesta semana, chamou a atenção um vídeo compartilhado nas redes sociais. A gravação mostra uma fileira de postes, na Rua K, no bairro Veredas da Serra II, mas um detalhe denuncia a falta de planejamento e descaso da gestão pública: o último poste da sequência não possui sequer o suporte necessário para a instalação da lâmpada. O autor do vídeo, em tom de indignação, comenta: “Vejam: tem o poste, mas não tem os braços. Os outros todos têm”, diz o autor apontando para o local.

Dois anos para completar o serviço


Evaldo Silva, funcionário público que reside na localidade, conta que a situação se arrasta há dois anos. Segundo ele, já foram feitos vários pedidos à prefeitura para a finalização da obra e instalação da lâmpada, mas sempre recebeu a mesma resposta: falta de verba. “Já são dois anos que o poste não cumpre sua função porque faltam os braços para instalar as lâmpadas”, lamenta.

A falta de iluminação pública não é um problema isolado do bairro: outras áreas da cidade também sofrem com o descaso. No bairro Samambaia III, por exemplo, os postes foram instalados, mas até hoje eles não possuem iluminação. A situação foi reportada pelo Jornal de Juatuba e Mateus Leme, além de ser tema de uma reportagem no programa Balanço Geral no mês passado.

Reclamações e descaso


A indignação dos moradores de Juatuba não se restringe às redes sociais ou às denúncias à imprensa. Sem ter mais onde pedir ajuda, as reclamações já foram parar até no site Reclame Aqui, um portal destinado a denúncias públicas de consumidores contra empresas e serviços que não cumprem suas obrigações.

Em uma postagem de agosto do ano passado, um morador denuncia a demora da prefeitura em atender aos pedidos de troca de lâmpadas queimadas. “Desde janeiro de 2023, já abri vários protocolos para a troca de lâmpadas queimadas em dois postes da iluminação pública, mas sem sucesso”, relata.

Ainda de acordo com a denúncia, mesmo após reclamações na ouvidoria e no portal da transparência, a situação permanece inalterada. “A manutenção da iluminação pública, depois que passou a ser executada pelas prefeituras, ficou péssima. Estou atrás de meu direito, visto que a iluminação pública é paga pelo cliente”, desabafa o morador. A denúncia, sequer teve resposta, uma ação que é fundamental para avaliar a reputação da empresa no site.

Propaganda e realidade

Apesar das constantes denúncias, a propaganda da prefeitura de Juatuba nas redes sociais é outra. Recentemente, a administração comemorou a marca de seis mil pontos de luz instalados na cidade. Contudo, essa realidade propagada nas mídias sociais não condiz com a vivida pelos moradores. “Aqui até hoje, ninguém veio”, afirma Evaldo Silva, destacando que há dois anos tenta, sem sucesso, a instalação da lâmpada na rua de mora.

Custo da insegurança


Mesmo com a insegurança gerada pela falta de iluminação, os moradores têm que pagar a taxa de iluminação pública de R$ 30,78 nas contas de luz. Evaldo Silva relata que, mensalmente, o valor é cobrado. “Tem desconto todo mês da taxa de iluminação pública”, diz, visivelmente indignado.