O morador do bairro Cidade Nova II, Luiz Fabiano, conhecido como Mirim, registrou um boletim de ocorrência contra um servidor público por compartilhamento de fake news. No documento, datado de 20 de junho, Luiz Fabiano relata que o autor da montagem, que seria pré-candidato a vereador, “utilizou um vídeo de sua autoria de maneira distorcida, causando danos à sua honra e imagem”.
A história começou com um pedido de reparação da Rua José Benedito Ferreira Pinto, no bairro Cidade Satélite II, onde Luiz Fabiano mora. Segundo ele, os moradores enfrentavam o problema há cerca de cinco anos e, em maio, ele procurou a reportagem do Jornal de Juatuba e Mateus Leme para denunciar o transtorno. A matéria sobre o problema na via foi veiculada na edição do dia 11 daquele mês com o título de “Em Juatuba, morador do Cidade Nova II denuncia “crateras” em ruas do bairro e a ineficiência da operação de tapa-buraco”. No mesmo mês, a Câmara aprovou o pedido de reparação da via, conforme também noticiado pela reportagem.
Ainda de acordo com Luiz, o denunciado teria divulgado uma declaração nas redes sociais assumindo a autoria da reparação da via, o que o teria motivado a fazer um vídeo de resposta contestando a versão. No registro, além de confrontar o servidor público, Luiz também fez críticas à má qualidade da operação tapa-buraco realizada pela prefeitura. “Você é um mentiroso. Estou tirando o asfalto com as mãos; está soltando tudo”, disse revolvendo com as mãos e os pés o asfalto que se desfaz ao toque dele.
A partir daí, a confusão começou. Luiz alega que o pré-candidato editou o vídeo, inserindo um áudio antigo no qual ele elogiava a competência do servidor público. “Não é puxando saco, mas o cara é parceiro. É oposição, mas o cara não mede esforços para ajudar ninguém”, diz a gravação.
De acordo com Luiz Fabiano, o áudio foi retirado de uma conversa privada, ocorrida em outra ocasião, e não tinha relação com o problema atual. A junção do áudio antigo com o vídeo recente, gerou uma montagem em que Luiz Fabiano elogia o servidor sendo que, na verdade, ele fazia uma denúncia sobre a prestação de serviços da prefeitura.
Luiz destaca que, apesar de ter reconhecido o trabalho do servidor no passado, ele considera que a montagem prejudica sua imagem e favorece o pré-candidato. “Isso aí é fake. Ele tirou proveito do período eleitoral. Faltam três meses para as eleições e ele foi lá e fez o vídeo montagem”, desabafou Luiz Fabiano.