Esta semana, a Comissão dos Atingidos pela tragédia da Vale se reuniu novamente com os vereadores e alguns moradores da “Ocupação de Santa Fé” para discutir a falta de apoio e respostas da prefeitura às demandas que foram apesentadas.
No encontro, integrantes da ocupação demonstraram preocupação com o fato de que “em breve estarão desamparados”, já a empresa proprietária do terreno ocupado por eles, a Walcar Terraplenagem Ltda, entrou com seis pedidos de reintegração de posse na justiça.
A coordenadora do Movimento dos Atingidos de Juatuba, Joelízia Moreira, relatou que a luta mais importante neste momento diz respeito às alterações no Plano Diretor, que será discutido em breve na Câmara. “Juatuba tem diversas ocupações, dentre elas a de Santa Fé, que não podem receber ações de infraestrutura, energia e água do poder público. Estamos na luta, junto aos vereadores, para que o prefeito se atente a essas questões e que esses moradores possam receber benefícios de infraestrutura, através do dinheiro da indenização da Vale”.
Joelízia destacou ainda que em Juatuba há várias situações parecidas com a da ocupação de Santa Fé, dentre elas a da “Xeripita”, no bairro Eldorado e a da Avenida Minas Gerais, conhecida como “Vilinha”, no bairro Satélite. Explica que se a regularização fundiária for determinada no plano diretor antes do final do ano, haverá tempo dessas comunidades receberam intervenções nas áreas de infraestrutura, implantação de sistemas de saneamento básico, ligações de água e energia, além de regularizações de escrituras e posses dos loteamentos.
Obrigado Jô e atados q Estar nessa luta com nos