Moradores de Juatuba e Mateus Leme poderão retirar medicamentos da Farmácia de Minas na UAI da Praça Sete

0
344

A reunião da Câmara de Mateus Leme foi marcada pela cobrança de acesso da população a medicamentos básicos para o tratamento de doenças crônicas, que estão em falta no município.  Em Juatuba, a situação não é diferente e, nas redes sociais, internautas frequentemente reclamam sobre a falta de medicamentos.

Para amenizar a situação, o Governo de Minas ampliou a capacidade de atendimento da Farmácia de Minas para moradores dos municípios de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte. Agora, moradores de Juatuba, Mateus Leme e outros 37 municípios da região poderão retirar medicamentos na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, em Belo Horizonte.

A medida passa a valer a partir do dia 8, e o atendimento na UAI será agendado nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG e aplicativo MG App. A medida vai facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço nesta primeira etapa do processo, que é primordial para garantia do fornecimento dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Atualmente, a relação de medicamentos fornecidos pelo CEAF conta com 165 itens para tratamento, em sua maioria, de condições de saúde crônicas ou de uso prolongado.

A Unidade da Farmácia de Minas de Belo Horizonte atende, diariamente, cerca de dois mil usuários residentes nos municípios de abrangência da Regional de Saúde. Desse total, 10% referem-se a abertura de processo para solicitação de medicamentos, ou seja, cerca de 200 pessoas por dia buscam o serviço para abrir um novo processo. São esses novos usuários que agora devem agendar o serviço na UAI Praça Sete.

É importante destacar que os demais serviços oferecidos pela Farmácia de Minas de Belo Horizonte, como a dispensação de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno permanecem inalterados e seguem sendo realizados normalmente na sede do bairro Carlos Prates. Também não haverá qualquer alteração na rotina dos usuários das demais unidades da Farmácia de Minas das Regionais de Saúde do interior de Minas Gerais.

Com a migração do serviço de abertura do processo para a UAI Praça Sete, a expectativa é que seja reduzido o tempo de espera para o atendimento e ampliada a capacidade da Farmácia de Minas na entrega dos medicamentos.

Abertura do processo

O usuário deverá agendar dia e horário para seu atendimento no Portal Cidadão ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, na UAI Praça Sete, para entregar os documentos devidamente preenchidos. Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, o usuário poderá acompanhar sua situação pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App. O prazo para deferimento é de até 45 dias e, assim que a solicitação for deferida, o usuário deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de Belo Horizonte.

A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG, em www.saude.mg.gov.br/formulariosceaf. Os usuários que já retiram seus medicamentos na Farmácia de Minas de Belo Horizonte e que precisem incluir documentos no seu processo poderão fazê-lo no momento da retirada os remédios, ou seja, as atividades referentes à análise de processos, o monitoramento de tratamento, a inclusão ou troca de medicamentos para solicitações deferidas e a renovação da continuidade de tratamento continuarão a ser realizadas pela Farmácia de Minas ou pela Diretoria de Medicamentos Especializados (DMESP) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).