Com mais de 70% dos votos em Juatuba, Ted Saliba (PSD), assim como o também prefeito eleito de Mateus Leme, Dr. Renilton, consolidou sua liderança junto ao povo e terá um governo, provavelmente, com pouca oposição.
Durante uma semana, foram várias manifestações de apoio e discursos emocionados de apoiadores nas redes sociais. Conversamos com alguns moradores para entender melhor a expectativa da população com o novo prefeito a partir de 2025.
Maria Helena Silva, auxiliar de Recursos Humanos, foi uma das eleitoras que depositou sua confiança no novo prefeito. Para ela, o principal motivo para votar em Ted foi sua insatisfação com a gestão atual. “O que mais me influenciou foi o fato de não estar satisfeita com a gestão atual. Assim, mais do que ninguém, estou muito satisfeita com o resultado”, afirma Maria Helena. As expectativas dela para a nova administração são as melhores possíveis. “Acredito que o executivo não vai decepcionar, espero.”
Maria Helena também destaca que “Juatuba chegou a uma situação extrema”. Segundo ela, os novos gestores, tanto no executivo quanto no legislativo, terão muito trabalho pela frente. “Sinceramente, todas as áreas estão gritando socorro”, resume.
Natanael Fernandes, um jovem cuidador de idosos, de apenas 25 anos, também se candidatou nessa eleição e surpreendeu com 116 votos. Apesar de não ter conquistado a cadeira, Natanael é uma liderança na cidade. Para ele, o resultado das urnas não foi uma surpresa. “A população já clamava por mudanças significativas tanto no Legislativo quanto no Executivo”, afirma. Ele também destaca que a maior expectativa dos participantes é que os agentes políticos “possam dar mais atenção ao cidadão, ouvir as demandas para que haja um trabalho eficiente, afinal, são servidores do povo.”
Segundo ele, é importante tratar de direitos fundamentais, como saúde e infraestrutura, sem negligenciar áreas como educação e assistência social. “O novo governo precisará ter equilíbrio e bom diálogo”, conclui.
Entre a população, um pedido recorrente foi por uma administração mais transparente e participativa. A aposentada Raimunda Oliveira, conhecida como Dona Fia, fez questão de lembrar que uma gestão bem-sucedida deve ser inclusiva e justa. “A primeira coisa é o Ted não brigar com a vice-prefeita. Deixar ela trabalhar, ajudá-lo. Porque do jeito que esse prefeito fez aí, deixou a Célia sem voz ativa. Espero que ele não faça isso.” Para Dona Fia, a área da saúde precisa de atenção urgente. Ela informou a falta de equipamentos e especialistas na cidade, como ultrassom e mastologistas, e defendeu mais transparência nos processos administrativos. “Tem que fazer licitação online, para que todos possam acompanhar e ver quem realmente participou, e que não teve maracutaia”. Essa preocupação com a transparência também fez eco com a fala de outros moradores, como Luiz Fabiano Ferreira, mais conhecido como “Mirim”. Ele é um entusiasta do novo prefeito e não escondeu sua satisfação com a vitória de Ted. “O que me influenciou a votar no Ted é por que ele é de Juatuba e conhece a necessidade do povo daqui. Tenho certeza que a cidade será entregue novamente para o povo de Juatuba, porque antes estava nas mãos de forasteiros”, diz.
Para ele, a vitória de Ted representa uma chance de reconstruir a cidade e trazê-la de volta para as mãos de quem realmente conhece e entende as necessidades locais. O Ted é de Juatuba, é criado em Juatuba, nasceu aqui, viu Juatuba crescer e fez parte da emancipação”, afirma.