Há 10 dias foi apresentado o relatório final da CPI da Copasa em Mateus Leme, que constatou irregularidades no cumprimento do contrato da Companhia com o município, dentre elas, o constante desabastecimento, a ausência de obras de extensão de rede e esgoto, além da operação irregular na ETE localizada no Vila Suzana.
A CPI determinou que o prefeito ingresse com uma ação na justiça suspendendo a cobrança de taxa de tratamento de esgoto pela Copasa, até que seja comprovada a prestação de serviço a toda a população de Mateus Leme. O relatório afirma que o chefe do executivo também deve adotar medidas judiciais de forma a obrigar a Copasa a reiniciar as obras de distribuição de rede de água e esgoto, conforme contrato, concluindo todas as obras necessárias em um prazo limite de 100 dias, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$100 mil.
Apesar de o relatório ser incisivo e claro, até hoje nada de efetivo para resolver a situação foi feito, e o pior, a interrupção no fornecimento de água no município no último final de semana voltou a acontecer. Pelas redes sociais, moradores do Jardim Leme repostaram um vídeo mostrando água sendo desperdiçada, com o reservatório cheio no bairro Boa Vista, enquanto no Jardim Leme “não tinha nenhuma gota d’água”.
O Jornal de Juatuba e Mateus Leme entrou em contato com a Prefeitura de Mateus Leme para saber das providências adotadas contra a Copasa, mas até o fechamento desta edição não conseguimos retorno.