Municípios fazem campanha do Maio Amarelo por um trânsito mais seguro

0
591

Somente neste primeiro semestre de 2022 Minas Gerais está na liderança do ranking brasileiro de acidentes de veículos com mortes. O Estado registrou 164 vítimas no primeiro trimestre e uma média de 21 ocorrências por dia.

O assunto está na pauta das discussões de autoridades ligadas ao trânsito principalmente porque o mês de maio foi o escolhido para o debate acerca desse tema. O movimento mundial do Maio Amarelo nasceu em 2011 e a proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

A campanha em Juatuba e Mateus Leme teve início na semana passada com ações das prefeituras, Polícias Militar, Polícia Militar Rodoviária e DER, com blitz educativas, para conscientizar os condutores sobre temas como acidentes e mortes no trânsito.

AB Nascentes mobiliza por trânsito seguro

A AB Nascentes, concessionária que administra o Sistema MG-050, BR-491 e BR-265, coloca em pauta o tema segurança viária para mobilizar a sociedade e despertar em motoristas e pedestres, atitudes conscientes no trânsito. O projeto foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. 

As atividades incluem palestras sobre condução segura no trânsito em empresas, blitz educativas com motoristas, concurso entre os colaboradores da AB Nascentes das Gerais para o setor que fizer a melhor decoração com a temática, além de distribuição de material impressos. 

Falta de planejamento é nítido e gera caos nas vias mais movimentadas

Nem sempre as mudanças de sinalização geram mais segurança e resolvem os principais gargalos de trânsito nas principais vias dos municípios. Logo após o Jornal de Juatuba e Mateus Leme veicular denúncias de leitores e vereadores, as prefeituras trocaram diversas placas de sinalização e alteraram a mão de algumas ruas, no entanto, as mudanças não resolveram de fato o problema e o que se vê é um trânsito confuso, que continua apresentando risco à população. Segundo moradores, a falta de planejamento é nítida e faltam quebra-molas, sinalização semafórica e melhorias nas vias, que continuam com muitos buracos.

A campeã de reclamações em Mateus Leme é a Avenida Getúlio Vargas, principal via do município que concentra grande parte do trânsito do centro. A população reclama que os veículos descem em alta velocidade, trazendo riscos para os pedestres. A reportagem já havia denunciado também a situação perigosa da Rua Guaraciaba Passos, também no centro, que até hoje não foi resolvida. Na via, os tubos colocados demarcando a faixa de caminhada estão com sinalização precária e danificados, o que pode causar acidentes. Já as pontes de acesso aos bairros Central e Parque da Serra, continuam estreitas e sem sinalização.

Outras reclamações constantes ocorrem na rotatória totalmente inclinada na pista lateral da MG-050, que dá acesso à rua Miguel Alves da Silva, uma das principais vias de ligação ao centro de Mateus Leme. As reclamações envolvem a falta de responsabilidade de motoristas de ônibus e caminhões de grande porte, que transitam pela contramão para evitar passar pela inclinação irregular da rotatória.

Sem solução

Juatuba também tem sido palco de muitos acidentes que poderiam ser evitados com a melhor sinalização do trânsito e obras de infraestrutura viária. O ponto mais perigoso no município fica na interseção entre a Avenida Tânus Saliba e a Rua José Monteiro. Quando o motorista está na José Monteiro não tem visibilidade, obrigando o condutor a ultrapassar a parada obrigatória e ficar no meio da interseção, bloqueando o trânsito da via transversal. 

São diversas as reclamações também nas principais vias de acesso aos bairros e de acordo com motoristas e pedestres, faltam redutores de velocidade e fiscalização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + dezenove =