Na primeira reunião do ano realizada pela Câmara de Juatuba, os vereadores encaminharam mais de 30 indicações à prefeitura, solicitando melhorias na infraestrutura da cidade. As demandas, que incluem desde instalação de quebra-molas até recapeamento de vias, são em sua maioria problemas antigos que afetam o dia a dia dos moradores.
Entre as solicitações, destacam-se pedidos para pavimentação de ruas, tapa-buracos, instalação de placas de sinalização, redução no tempo de atendimento para alunos com deficiência, reativação do benefício do uso de tratores agrícolas para comunidades rurais e retomada do funcionamento da máquina de fabricação de bloquetes. Os parlamentares também pediram a retomada da utilização da máquina de asfalto para pavimentação das ruas e a realização de obras de drenagem pluvial.
Durante a sessão, o prefeito Ted Saliba e o Secretário de Governo e Comunicação Social, Wellington Carneiro estiveram presentes. O presidente da Câmara, Jurandir dos Santos, aproveitou a oportunidade para pedir que a nova gestão aja de forma diferente da anterior, em relação às demandas da população. “Infelizmente, na administração passada, nossas solicitações eram tratadas com descaso. Eu acredito que as nossas indicações eram simplesmente jogadas na lata de lixo”, afirmou.
Ele destacou que as demandas refletem as necessidades reais da população que cobram dos vereadores a resolução dos problemas que afetam suas regiões. “Nós somos os verdadeiros representantes da população. Quando um vereador faz uma indicação solicitando algo para um bairro ou uma comunidade, não é para nós, mas sim para os moradores. Então, queremos que essas indicações sejam tratadas com carinho e que haja retorno, e, se possível, que sejam atendidas”, disse o presidente da Câmara.
Ele também ressaltou que o trabalho dos parlamentares depende do apoio do prefeito e do secretariado. “O prefeito Ted esteve aqui, como vereador, por cinco mandatos e sabe a importância do apoio aos vereadores. Todo mundo quer trabalhar e mostrar serviço, mas dependemos muito da Prefeitura para que essas ações sejam executadas.”
O vereador Léo da Padaria também fez críticas à forma como as demandas dos parlamentares eram tratadas pela administração passada. Segundo ele, os requerimentos eram respondidos com respostas padronizadas, sem qualquer avaliação real das solicitações.
“Na maioria das vezes, era feito um ‘Ctrl C + Ctrl V’. Eu mandava as indicações e recebia respostas que pareciam copiadas de um modelo padrão”, reclamou.
Tapa-buracos: dinheiro jogado fora
Apesar da comemoração com a operação tapa-buracos realizada neste mês, Jurandir destacou a necessidade de um projeto definitivo para a pavimentação das ruas da cidade. Segundo ele, as constantes operações tapa-buracos, geram desperdício de dinheiro público, sem resolver os problemas de forma eficaz.
“Falamos muito aqui sobre a operação tapa-buracos. Hoje, a Prefeitura gasta dinheiro com essas operações e, no final, o problema continua. Precisamos de um projeto de revitalização das principais vias. Todo ano esse sofrimento se repete, com gastos em asfalto e reparos, mas sem solução real. O prefeito precisa focar onde não há pavimentação, mas também olhar para as vias principais, cuja pavimentação é muito antiga e, por isso, as operações tapa-buracos não resolvem”, argumentou.
Jurandir ainda citou um exemplo de gestão eficiente observado na cidade vizinha de Mateus Leme. “O prefeito de lá, Dr. Renilton, está implementando um projeto bacana de recapeamento das vias. Além de deixar a cidade mais bonita, isso resolve problemas antigos. Em Juatuba, por exemplo, em frente aos Correios, os lojistas estão sendo prejudicados porque os carros passam e jogam água suja dentro dos comércios. Eles têm que fechar as portas para evitar danos. Isso não pode continuar assim.”