No mês do meio ambiente, lixo e esgoto matam os cursos de água de Juatuba

0
1657

Junho é mês dedicado ao meio ambiente, apesar de todo o país sofrer com a falta de políticas públicas eficientes para evitar a poluição, desmatamento e ações predatórias contra a fauna e flora. Na semana passada, um evento simbólico para o lançamento de balões ecológicos com sementes, marcou as comemorações em Juatuba, porém, moradores se mobilizaram através das redes sociais para tornar público o descaso das autoridades com crimes ambientais que acontecem com frequência na cidade.

As denúncias feitas com vídeos e fotos que também foram encaminhadas à redação do Jornal de Juatuba e Mateus Leme mostram um verdadeiro “bota fora” de lixo e materiais inservíveis em algumas regiões. Os crimes ambientais envolvem também a poluição em rios e córregos que cortam a cidade.

Lixo nas ruas, entupindo bocas de lobo, esgoto correndo a céu aberto e chegando aos cursos de água. Vários internautas se mostraram indignados com a situação e Wesley Silva desabafou:“esgoto a céu aberto também é poluição do solo. O que vocês acham de vir aqui no bairro Satélite, na Avenida Brasil, para ver como está a poluição, pediu o morador através de publicação na página da prefeitura. Laci Santos, morador do Cidade Nova III, conta que há diversas garrafas de bebidas jogadas pelas ruas do bairro e denunciou incêndios criminosos de resíduos poluentes na região: “tem que olhar aqui na área perto do Nova III; tem alguém colocando fogo em um material com cheiro de resina”.

Nas publicações, comentários sobre a recente composição do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA. “Cada dia que passa eu tenho mais nojo desses povo meia boca. Se se preocupam tanto com meio ambiente, porque não fazem uma visita ao Boa Vista e observem a situação dos córregos que estão morrendo aos poucos de tanto esgoto? Se vocês não estão dando conta de cuidar do que já temos, para que falar de meio ambiente”, alertou Waldeci Santos.

Mais reclamacões 

“Já são 33 anos morando em Boa Vista, e a situação continua a mesma”. Assim, Nilson de Souza Porto esboçou sua preocupação com o lixo depositado irregularmente em uma área, considerada reserva ambiental, no bairro. Dentre os materiais descartados, estariam restos de alimentos, lixo, entulhos, móveis e inservíveis.”Aqui na Barroca, próximo ao reservatório da Copasa e ao Posto de Saúde, está uma vergonha. Isso aqui é um verdadeiro lixão a céu aberto, onde é jogado todo tipo de coisa. A prefeitura chegou a colocar uma plaquinha de “proibido jogar lixo”, mas não cercaram e a situação só tem piorado. Está uma vergonha”, critica.

De acordo com Nilson, além da contaminação do meio ambiente, o descarte de objetos tem provocado a proliferação de animais peçonhentos. “Já reclamamos muitas vezes e vários moradores ligam para a prefeitura, mas nada é feito. Estamos colocando agora é na internet para chamar a atenção para o problema. Já são vários vídeos e fotos”, afirmou.

Nilson também denunciou a situação precária dos córregos do bairro.”Os moradores não estão aguentando o mau cheiro proveniente do esgoto despejado nos córregos da região central do Boa Vista. Além do esgoto e sujeira, a água chega a ficar com uma mancha branca e muitas espécies de samambaias gigantes estão ameaçadas por essa podridão. É nossa triste realidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × dois =