O pequeno Abner Abraão Fernandes Marques, tem dois anos e seis meses. Muito alegre, ele cativa todos com seu sorriso e doçura. Morador do bairro Braúnas, em Juatuba, desde pequeno ele já mobiliza a comunidade, preocupada com sua saúde. Ele nasceu sadio, mas quando completou dois meses, teve uma queda de açúcar no sangue e ficou internado por alguns dias. Se recuperou e quando completou quatro meses, foi internado novamente com suspeita de pneumonia. O pequeno recebeu antibióticos e ficou internado, mas teve que ser transferido para o Hospital da Criança em Betim.
Priscila Ferreira, mãe de Abner, conta que ele teve bronquiolite, mas “foi guerreiro e se recuperou, mais uma vez, graças a Deus”. Quando Abner fez dois anos, apareceu um caroço grande no pescoço. “Levei ele imediatamente na policlínica, mas a médica me disse que não era nada grave e voltamos para casa. Mas o caroço foi crescendo e depois de uma nova consulta na Policlínica, ele foi encaminhado para BH. Abner passou pelos Hospitais João XXIII e João Paulo II, fez novos exames e foi confirmado um nódulo na tireoide. “Estamos esperando a cirurgia, os documentos estão todos encaminhados, mas o médico falou que pode demorar até dois anos para operar”, conta Priscila.
O nódulo precisa ser retirado, mas mesmo com a cirurgia, segundo os médicos, pode voltar. “Como a cirurgia pelo SUS vai demorar, procurei um hospital particular em BH e a médica falou que esse tipo de cirurgia é muito delicada e custa R$15 mil”.
Priscila é mãe de sete filhos com idade de dez meses a 15 anos e recebe R$442 do Bolsa Família. Atualmente a família está precisando de doação de leite, fraldas e alimentos. A família também está devendo quatro meses de aluguel e o gás acabou esta semana. “Se alguém quiser ajudar, de qualquer forma, serei eternamente grata. Deus abençoe vocês”, agradece.
Quem quiser ajudar Abner pode depositar qualquer valor na Caixa Econômica Federal – agência 0091; conta poupança 38102-9, em nome de Priscila F. Ferreira. Para ajudar de outras formas basta entrar em contato pelo telefone: (31) 98264-5309. O endereço da família é rua dos Limoeiros, número 127, Braúnas.