Obras para implantação do gasoduto em Mateus Leme e Juatuba devem começar em 2023

Segundo anúncio feito pelo Estado projeto de estudo ambiental já foi feito na região

0
671

Itaúna, Juatuba e Mateus Leme estão entre as cidades mineiras escolhidas para receber a implantação do gasoduto a partir de janeiro de 2023. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento de Minas Gerais, Fernando Passalio. A expectativa é que 15 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados com a obra.

Segundo o secretário, serão feitos os pedidos de licenciamento e a documentação necessária para que a obra possa sair do papel no próximo ano. “A população poderá ter gás encanado em casa e postos de combustíveis vão poder oferecer GNV, que é uma fonte barata para quem trabalha com carro”, destacou o secretário.

Recentemente, o governo anunciou que estava fazendo um levantamento e um projeto de estudo ambiental em Divinópolis, Itaúna, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, com intenção de estudar a viabilidade de implantação do gás passando por estas cidades.

Distribuição

O projeto “Sistema de Distribuição de Gás Natural Centro Oeste” integra o planejamento estratégico da Gasmig para universalização do gás natural em várias cidades do Estado.

O Jornal de Juatuba e Mateus Leme apurou que a implantação contempla a construção do sistema que permitirá a derivação de um gasoduto partindo do sistema já existente em Betim que vai interligar os municípios de Sarzedo, Juatuba, Mateus Leme, Igarapé, Itaúna e Divinópolis, pela instalação de redes e malhas de distribuição de gás natural.

Como parte essencial do processo de regularização ambiental do empreendimento, foi solicitada a manifestação de todos os municípios quanto ao uso e ocupação do solo dos respectivos territórios, considerando o local de instalação das redes e malhas de distribuição de gás natural, o que foi aprovado por cada prefeitura.

Essa etapa de consulta aos municípios é a base para o início do processo de licenciamento ambiental no Estado, que posteriormente serão encaminhados aos municípios cópias dos estudos ambientais e dos projetos detalhados para melhores esclarecimentos

Cada cidade terá que emitir, nos próximos meses, uma declaração de conformidade com as leis e regulamentos locais sobre a viabilidade do empreendimento. Com isso, a empresa irá proceder com os próximos passos para efetivação do projeto.

Avaliação na cidade vizinha

Há um mês uma equipe de técnicos da Companhia de Gás de Minas Gerais realizou medições em diversos bairros de Itaúna e um dos técnicos que estava fazendo o levantamento, o serviço era para indicar os locais onde iriam passar as tubulações de gás na cidade vizinha. Em Juatuba e Mateus Leme ainda não ocorreram as aferições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × dois =