Pará de Minas sinaliza interesse de entrar para circuito do gasoduto da Gasmig

0
309

Recentemente, a Gasmig fez a publicação de um edital do processo de licitação pública obras para o início das obras do novo gasoduto que será construído, passando pelas cidades de Betim, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.

Após a empresa anunciar que as obras começariam no próximo mês de julho, com término previsto para 2025, diversas cidades iniciaram uma conversa com a Companhia.

Uma delas é Pará de Minas, que está fazendo uma força tarefa entre empreendedores e empresários para que a Gasmig faça um aditivo ao contrato, para a extensão de 15 km das obras, na MG-431, o que incluiria a cidade no projeto.

Esta semana, uma comitiva de empresários e políticos de Pará de Minas, oficializou o pedido para que o município também seja contemplado pelo megaprojeto que será executado no trecho que compreende a Região Metropolitana de Belo Horizonte e Divinópolis.

A diretoria da Gasmig recebeu a solicitação, mas deixou clara a necessidade de o município apresentar uma demanda real de empresas interessadas na utilização do gás natural como fonte de energia. O município também terá que desenvolver um estudo de viabilidade técnica e financeira.

O projeto

O novo gasoduto, que está sendo chamado de Projeto Centro-Oeste, receberá aporte financeiro de R$780 milhões para a implantação de um duto de 300 km. O principal objetivo dele será a ampliação do Sistema de Distribuição do Gás Natural da Gasmig. A implementação dele será por etapas. A Gasmig pretende atender prioritariamente o segmento industrial, provendo infraestrutura para o atendimento aos segmentos comercial, veicular e residencial. Haverá expansão de 20% da infraestrutura de distribuição de gás natural, o que favorecerá o desenvolvimento da economia dos municípios contemplados.