A recente concessão da BR-262, rodovia que corta Juatuba, foi vencida pelo consórcio Rotas do Brasil, liderado pela Kinea, em um leilão organizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com investimentos previstos de R$ 8,5 bilhões e um contrato de 30 anos, a expectativa é que as obras comecem em 100 dias. Entre as melhorias planejadas, estão a duplicação de 44,3 km do trecho, 168,87 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, 17 passarelas e 100 pontos de ônibus.
Segundo Léo da Padaria, as passarelas que irão atender moradores dos bairros Francelinos, Braúnas, Boa Vista e Jardim Leme, estão incluídas no contrato. No entanto, a do bairro Samambaia ficou de fora do planejamento inicial. Segundo o vereador, a pauta tem sido discutida e, tanto o Legislativo quanto o Executivo, estão pressionando para incluí-la no cronograma. “Tivemos mortes, inclusive a última foi de uma mulher grávida. Como retiram os quebra-molas e não garantem uma passarela? É um descaso”, disse em conversa com a nossa reportagem.
Urgência dos pedidos
No último dia 21, o prefeito Ted Saliba, o secretário de Governo e os vereadores Léo da Padaria e Cassiano, participaram de uma reunião em Bom Despacho com representantes da ANTT, da concessionária e de municípios abrangidos pela BR-262.
“Temos que incluir essa demanda urgente nas negociações do contrato. Se não fizermos isso agora, vamos ter que esperar mais 20, 30 anos para resolver esses problemas”, alertou.
Já quanto à iluminação, que é outra reivindicação antiga da população, Léo afirmou que o pedido está garantido no contrato. “Está prevista a iluminação de todo o trecho da rodovia no perímetro urbano, o que trará mais segurança para motoristas e pedestres”, disse durante a sessão da Câmara.
Ampliação do viaduto
A BR-262 é uma via de grande importância para o fluxo de veículos entre Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis. O congestionamento no viaduto tem sido um problema recorrente. Com o aumento populacional e a expansão de bairros, o tráfego tem crescido na região e a infraestrutura viária atual se mostra insuficiente.
Para resolver o problema, o vereador defende a inclusão de uma terceira faixa no viaduto que corta a rodovia, no trecho que dá início à MG 050. Segundo Léo, o edital prevê apenas o reforço da estrutura, mas é necessário a ampliação para desafogar o tráfego. “Final de semana, no fim da tarde, a rodovia fica parada porque o viaduto não comporta o fluxo de veículos. Precisamos de uma terceira faixa”, argumentou à nossa reportagem.
O leilão e os investimentos na BR-262
A concessão da BR-262 foi vencida pelo consórcio Rotas do Brasil, liderado pela Kinea e pelas construtoras Way Brasil. O leilão, organizado em outubro do ano passado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ocorreu na B3, em São Paulo, e envolve um contrato de 30 anos.
Dentre as melhorias aguardadas estão um Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros, três passagens de fauna e um moderno sistema de monitoramento e segurança. Na ocasião do leilão, Ted Saliba, que acompanhou o evento, destacou a necessidade de mais passarelas para garantir travessias seguras, especialmente em áreas de grande movimento.
“Estamos empenhados em trabalhar junto às autoridades para que essas demandas sejam incluídas no projeto, garantindo mais segurança e fluidez para nossa população”, afirmou à época. O projeto de concessão também prevê sistemas tecnológicos avançados para monitoramento da rodovia. Estão previstas 221 câmeras distribuídas ao longo do trecho, 50 câmeras nas passarelas e 28 em edifícios de apoio. Além disso, haverá sistemas de Detecção Automática de Incidentes e de Apoio à Gestão do Tráfego, bem como duas unidades de monitoramento climático.