Um laudo de perícia técnica realizado pela Copasa mostrou que o rompimento da adutora, ocorrido na última semana, foi provocado por “ato de vandalismo”. Em nota encaminhada ao Jornal de Juatuba e Mateus Leme, a Companhia esclareceu que o incêndio que atingiu a estrutura, obrigou a Copasa a implementar um rodízio de abastecimento em bairros da capital mineira e da região metropolitana. “A Companhia iniciou uma obra provisória que deverá ser concluída no dia 18 de março que consiste na construção de uma adutora de menor porte, paralela à existente, o que irá possibilitar uma recuperação de abastecimento do sistema Serra Azul na ordem de 600 a 800 litros de água por segundo”, afirma a Copasa.
Inúmeras reclamações registradas por meio de postagens, vídeos e comentários nas redes sociais mostraram que a recente falta d`água, por conta do rodízio, impacta a vida de diversas pessoas, escolas, entidades e empresas, que dependem diretamente do abastecimento. A Companhia relatou em nota ainda, que cerca de 2 milhões de pessoas serão impactadas pelo rodízio. A medida segue até o próximo dia 20, dois dias após a data prevista para a conclusão de obra provisória na adutora na divisa de Betim com Juatuba.
Inicialmente Juatuba e Mateus Leme não entrarão no rodízio. Nos dias 8, 12 e 16 de março a interrupção será em Contagem, no Centro, Santa Helena e Instancia do Hibisco; simultaneamente, os bairros Imbiruçu, São Luiz e Petrolândia em Betim também terão interrupção. Já em BH, os bairros atingidos serão o Venda Nova e Landi; Em Ribeirão das Neves, haverá interrupção apenas na região de Justinópolis; os bairros São Benedito, Santa Clara e São Cosme, deixarão Santa Luzia sem água.
Nos dias 9, 13 e 17 de março, os bairros Cabral e Nacional em Contagem ficarão sem água; Lagoa Santa e Vespasiano (São José da Lapa), também terão interrupção. Já nos dias 10, 14 e 18 de março, o Barreiro, Betânia e Buritis em BH, não terão fornecimento; em contagem faltará água nos bairros: Riacho das Pedras, Eldorado, Cidade Industrial e Industrial.
Nos últimos dias de rodízio, 11, 15 e 19 de março, os bairros Centro, Angola, Ouro Negro e Montreal, Petrópolis e PTB em Betim, não terão água. As regiões de Água Branca e Ressaca, em Contagem seguirão o cronograma. Por fim, os bairros Alípio de Melo, Caiçara e Ouro Preto, em BH também terão interrupção do fornecimento