O frio chegou e, novamente, vem a preocupação com aquelas pessoas que vivem nas ruas. No início da semana, em Divinópolis, um sem-teto foi encontrado morto e as causas da morte sugerem ser o frio intenso. O setor de Defesa Civil estadual informou sobre a queda de temperatura nos próximos dias, com base em orientações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e uma intensa massa de ar frio de origem polar avançou pela região Sul do Brasil e desde o início dessa semana tem influenciado as temperaturas em Minas Gerais.
Basta percorrer as ruas dos municípios para presenciar diversas pessoas em situação de rua, ocupando Praças próximas às igrejas, embaixo de pontes ou até mesmo marquises. O grande número de pessoas em Juatuba e Mateus Leme nesta situação foi confirmado por uma Assistente do CREAS de Juatuba, que esteve prestando esclarecimentos sobre a situação na Câmara, no início do ano.
Como Juatuba e Mateus Leme não conta com albergues ou centros de acolhimento à moradores de rua, pessoas e entidades no município, como igrejas católicas e evangélicas, empresas e associações comunitárias também estão sensíveis à situação e já se mobilizam para socorrer as pessoas em situação de rua. Durante todos os dias os desabrigados recebem dessas entidades alimentos e, agora, vão receber também roupas e cobertores.
Doações de roupas e cobertores
A Secretaria de Assistência Social de Juatuba está lançando a “Campanha do Agasalho 2022, vamos aquecer nossa cidade com amor”, para recolher agasalhos e cobertores que serão entregues à população atendida pela rede socioassistencial do município. As doações podem ser entregues até o próximo dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na antiga “casa amarela”, localizada na rua Antônio Suga Say, no número 29, Centro.
Já em Mateus Leme quem antecipou a “Campanha de Doação de Cobertores e Mantas 2022” foi o Instituto Corujinha. Devido à forte onda de frio, a entidade resolveu antecipar a entrega de algumas unidades que tinha em estoque. As demandas por doações estão sendo recebidas através dos perfis oficiais do Facebook e Instagram, além dos telefones (31)9.9239-1622; (31)9.9532-6121 e (31)9. 9509-4298.
Para os colaboradores e voluntários que queiram doar dinheiro podem fazê-lo através do PIX que é o CNPJ do Instituto: 35825365000130. Todo o valor arrecadado será revertido para a aquisição de cobertores e mantas, que serão distribuídos para famílias carentes e pessoas em situação de rua em Mateus Leme.
As paróquias de Santo Antônio, em Mateus Leme e São Sebastião, em Juatuba, também estão recebendo doações de agasalhos e cobertores, basta deixar nas casas paroquiais. Os responsáveis pelas entregas são as pastorais da família dos dois municípios.
Frio pode intensificar contaminações da Covid e outras doenças respiratórias
Ainda que a situação para muitas pessoas é de fim da pandemia, a Covid-19 ainda está entre nós e mesmo de forma branda, tem feito novos casos em Juatuba e Mateus Leme. As contaminações continuam acontecendo e, em Mateus Leme são um total de 7.922 casos, sendo que somente nesta semana, 10 pessoas testaram positivo para a doença. Em Juatuba 3.563 pessoas já foram contaminadas desde o início da pandemia, uma delas, morreu esta semana.
O coronavírus ataca principalmente o sistema respiratório e tem facilidade de proliferar nesse período de frio, assim como outras doenças dessa natureza. O vírus entra no corpo humano através do nariz ou da boca e se multiplica no pulmão. As formas de infecção são a inalação de gotículas através do nariz e da boca, principalmente, e essas gotículas caem no sistema respiratório. A infecção acontece primeiramente na região da garganta, causando irritação, depois vai até o pulmão onde se replica.