“População paga o preço da incompetência”, diz vereador Ted sobre governo de Adônis

0
250

Na última sessão da Câmara, o vereador Ted Saliba juntou-se ao colega Eltinho da Agência para criticar duramente a administração do prefeito Adônis Pereira. Ted apresentou uma série de problemas que, segundo ele, resultam da má gestão do atual governo, e que afetam diretamente a vida dos juatubenses. “A falta de ações eficazes está prejudicando nossa economia e comprometendo os serviços básicos oferecidos à população”, destacou o vereador. 

Um dos pontos mais críticos levantados por Ted foi a queda na arrecadação do ICMS municipal, divulgado pela Emater. Segundo a representante da entidade, no ano de 2023, o retorno municipal sobre a atividade agropecuária, caiu para R$17 mil. Segundo ela, fatores como a falta de investimento da prefeitura foram decisivos para a queda.

Além das reclamações sobre a ineficiência em atender simples pedidos como o transporte de sementes para os agricultores, Ted chamou atenção para o endividamento crescente do município. Apesar de possuir uma arrecadação suficiente para atender as demandas de uma população de menos de 40 mil pessoas, a prefeitura realiza recorrentes financiamentos para quitar dívidas e fazer novos investimentos.

“A administração atual está comprometendo o futuro financeiro da cidade através de empréstimos, sem demonstrar competência para gerenciar um orçamento de R$250 milhões, fora as verbas adicionais. Isso tudo cai nas costas da população, que sofre com impostos abusivos e a avaliação inflacionada de imóveis”, afirmou.

Segundo o parlamentar a tentativa do governo de taxar moradores que recebem imóveis por herança está acima das práticas de outros municípios.  “Estão tentando regularizar imóveis com valores fora da realidade da nossa região, penalizando os cidadãos. Mais uma vez, quem paga o preço da má administração é a população”, disse ele.

Ted também frisou a falta de transparência sobre a aplicação dos recursos repassados pela Vale, proveniente do Acordo firmado com o município como parte da reparação de danos decorrentes da tragédia de Brumadinho em 2019. “Ainda tem o dinheiro do recurso da Vale. São milhões de reais que estão sendo investidos em várias cidades, mas aqui em Juatuba, a gente não vê esse investimento chegar”, disse. 

Vereadores de mãos atadas

Em suas recentes declarações, os vereadores manifestam incredulidade diante da postura do Executivo em não respeitar as determinações do Legislativo. Para eles, a Câmara está de mãos atadas diante da ineficácia do governo atual. Por isso, em todas as reuniões eles frisam “a necessidade de relembrar constantemente esses problemas para que a população entenda que o Legislativo tem cumprido as obrigações com a população”. 

 Nesse sentido, Ted também mencionou várias outras indicações feitas por ele e por colegas para melhorias e que até o momento não foram atendidas.

“Há um ano, fiz um vídeo cobrando a instalação de quebra-molas na Rua Doutor Ovídio de Abreu, no bairro Cidade Satélite, a pedido dos moradores. Na época, a secretária responsável prometeu tomar providências em três meses. Já se passou mais de um ano e nada foi feito. As crianças continuam correndo risco, jogando bola nas ruas de asfalto porque não têm outro espaço para se divertir. Temos vídeos e mensagens nas redes sociais cobrando esses quebra-molas, mas as promessas não se concretizam”, desabafou Ted.